Eletrodomésticos para Cozinha » Cozinha

Melhores Fornos de Convecção

Escrito por Redação Homely360

Publicado em

Os melhores fornos de convecção são produtos que estão cada vez mais comuns e, por isso, estão ganhando cada vez mais funcionalidades.

As opções são inúmeras, o que dificulta o processo de escolha. Sendo assim, escolher o modelo ideal acaba se tornando um pouco difícil.

Mas não se preocupe, pois se você tiver calma e tranquilidade, conseguirá fazer a compra sem maiores problemas.

Para isso, deverá averiguar as características mais importantes que refletem no uso, como capacidade, tamanho e funcionalidades principais.

Então, vem com a gente neste guia de compras que vai esclarecer tudo o que há de mais importante nos melhores fornos de convecção.

Melhores Fornos de Convecção em 2024

Melhores Fornos de Convecção Top de Linha
Cuisinart TOA-60Cuisinart TOA-60Melhor Fornos de ConvecçãoVer na Loja
Dash Chef SeriesDash Chef SeriesMelhor Forno de Convecção para Várias AplicaçõesVer na Loja
KitchenAid KCO253CUKitchenAid KCO253CUMelhor Forno de Convecção CompactoVer na Loja
Oster Gourmet InoxOster Gourmet InoxMelhor Forno de Convecção Elétrico de BancadaVer na Loja
Melhores Fornos de Convecção Custo-Benefício
Philco Air Fry PFE25IPhilco Air Fry Pfe25iMelhor Custo-BenefícioVer na Loja
Philco 25L PFE25SPhilco 25L PFE25SMelhor Forno de Convecção para Cozinhas PequenasVer na Loja
Fornos de Convecção Baratos
Oster Convection CookOster Convection CookForno de Convecção Bom e BaratoVer na Loja

O que são os fornos de convecção?

Basicamente, um forno de convecção é um produto cheio de recursos, que vem com um sistema eficiente de ventilação, que faz o calor se circular pela superfície dos alimentos.

E é justamente essa a vantagem deste modelo em relação aos fornos convencionais, que aquecem apenas de baixo para cima.

Com esse aquecimento por todos os lados, é possível obter um cozimento mais uniforme. Assim, é possível assar um bolo, por exemplo, sem queimar por fora e deixar cru por dentro.

E dependendo do tipo de alimento que você estiver preparando, o forno de convecção também é capaz de cozinhar os alimentos mais rapidamente.

Isso tudo sem falar nas funcionalidades adicionais que alguns modelos possuem, funcionando assim também como fritadeira a ar, micro-ondas, grill, entre outros.

Com tantas opções é muito importante você saber como utilizar, mas principalmente como cozinhar com um forno de convecção para fazer pratos incríveis.

Funcionalidades extras

Além de servirem para assar uma série de alimentos de maneira prática e uniforme, os fornos de convecção podem ter funcionalidades extra, que podem ser, por exemplo:

  • Grill: com uma maior liberação de calor, é possível gratinar e dourar alguns tipos de alimentos, deixando os preparos mais saborosos e bonitos;
  • Descongelar: com temperaturas adequadas para essa funcionalidade, os modelos que fazem o descongelamento consegue realizar isso de maneira prática e bastante adequada;
  • Programações: alguns modelos já vêm com configurações pré definidas para o preparo de diferentes receitas;
  • Micro-ondas: produtos com essa função são muito práticos e possibilitam ter apenas um produto para assar ou aquecer alimentos;
  • Air Fryer: alguns fornos de convecção funcionam também como fritadeiras sem óleo, possibilitando a você preparar refeições saudáveis e deliciosas para toda a família;
  • Coleta de gordura: se você costuma preparar alimentos gordurosos assados, esse recipiente coleta a gordura que vai caindo, facilitando assim o processo de limpeza após o uso.

Como comparar os modelos de fornos de convecção:

Com a popularização dos fornos de convecção, cada vez mais surgem modelos com características diferentes.

Isso pode te deixar confuso na hora de escolher, mas se souber quais são os aspectos mais importantes, o processo será bem mais simples. Então, vamos falar sobre eles.

Tipo de forno de convecção

Primeiramente, você precisa decidir sobre qual é o tipo de forno de convecção mais adequado conforme as suas necessidades.

Os mais comuns hoje em dia são os modelos elétricos, considerados muito práticos e funcionais.

Além de bastar ligar o forno na tomada para começar a usar, este modelo conta com um ajuste bem mais preciso em relação à emissão de calor.

Também existem itens de tamanhos variados, o que te dá mais possibilidades de escolha, permitindo assim que o forno se ajuste melhor às necessidades do local onde ele será colocado.

Os fornos de convecção a gás, por outro lado, é um modelo relativamente comum, mas que se encontra com mais facilidade em capacidades mais elevadas.

A vantagem nesse caso é que o equipamento não consome energia elétrica como o anterior. Mas isso nem sempre é tão econômico, uma vez que é necessário considerar o preço do gás.

Capacidade dos fornos de convecção

Existe uma grande variedade de tamanhos de fornos de convecção atualmente. A maioria dos modelos fica entre os 15 e os 80 litros. Mas existem produtos maiores ainda.

Para definir a capacidade ideal, você deve pensar nos tipos de receitas que pretende preparar.

Os modelos que possuem até 20 litros são bons para o preparo de receitas simples, como pães de queijo e aperitivos.

Mas se você pretende usar o forno de convecção para alimentos um pouco mais elaborados, como tortas e bolos, é melhor optar por um modelo de forno que tenha em torno de 30 litros de capacidade.

Mas se a ideia for preparar refeições sofisticadas, em grande quantidade para grupos maiores de pessoas, o seu forno de convecção deverá ter pelo menos 35 litros.

No caso de ter que preparar refeições maiores, para um grande número de pessoas, opte por modelos ainda maiores.

Só não se esqueça de observar se o modelo escolhido cabe na sua cozinha, pois se ele for maior que o espaço disponível, isso poderá ser um grande problema.

Fornos de convecção de bancada ou de embutir?

Outro ponto crucial na escolha de fornos de convecção é se você está em busca de modelos de bancada ou de embutir.

Para isso, você deve considerar os móveis que existem na sua cozinha no momento da aquisição.

Os modelos de bancada ainda são os mais populares, pois não necessitam de instalação e são bem mais simples.

Por outro lado, os de embutir são em geral mais sofisticados e adequados para as cozinhas planejadas sofisticadas.

No entanto, nesse caso é preciso ter bastante cuidado na hora da compra, para se escolher um modelo que tenha o tamanho exato do espaço disponível no planejado.

É ainda melhor se você primeiro comprar o forno, para somente depois solicitar a montagem dos armários conforme as necessidades.

Dimensões dos fornos de convecção

Ao escolher um dos melhores fornos de convecção para a sua cozinha, você deve observar as dimensões do produto.

Isso mesmo, além de verificar a sua capacidade em litros, é importantíssimo ver as medidas de altura, largura e profundidade.

Isso se torna ainda mais importante no caso dos modelos de embutir, já que o tamanho deve ser perfeito e ainda respeitar as folgas recomendadas.

Esteja atento a isso, pois mesmo os produtos com a mesma capacidade em litros podem ter medidas um pouco diferentes.

Temperatura nos fornos de convecção

Em todos os fornos de convecção você terá a possibilidade de controlar a temperatura, mas é preciso se atentar à variação disso.

Dependendo do modelo, a temperatura máxima de funcionamento pode variar. Por isso, é preciso se atentar a isso e, dessa forma, escolher um produto adequado para os pratos que você costuma preparar.

Fique atento ao tempo limite de programação do temporizador, para se certificar de que ele seja suficiente para os pratos que você vai preparar.

O modo de ajuste também é algo variável entre os produtos e que vale bastante a pena você observar cuidadosamente, já que alguns são mais simples e outros digitais e cheios de recursos.

Recursos adicionais dos fornos de convecção

Obviamente, a função principal dos fornos de convecção é a de assar os alimentos. No entanto, com o intuito de facilitar os momentos na cozinha, vários modelos contam com funcionalidades adicionais.

Isso torna o produto bem mais versátil, o que te dá mais alternativas para poder cozinhar os seus alimentos favoritos.

Quanto maior for a variedade de funções, menos aparelhos você terá na cozinha. Alguns fornos de convecção funcionam, por exemplo, como micro-ondas e air fryer.

No entanto, as funcionalidades adicionais também encarecem os produtos de uma maneira geral. Sendo assim, escolha um modelo que tenha funções realmente úteis no seu dia a dia.

Voltagem dos fornos de convecção elétricos

Da mesma forma como ocorre para a maioria dos eletrodomésticos, os fornos de convecção elétricos são 127V ou 220V.

Sem opções bivolt, você deve ter bastante atenção para conseguir adquirir o produto adequado para a sua residência.

Comprar o item errado pode te trazer dores de cabeça, uma vez que você terá que fazer a troca, o que pode demorar algum tempo.

Então, para evitar problemas com a loja e danos ao aparelho, é melhor você ter a máxima atenção a essa característica na hora de comprar.

Conheça quais são os melhores fornos de convecção

Com tantas questões importantes para observar você está se sentindo confuso, sem saber qual modelo adquirir?

Não se preocupe com isso. A seguir te mostraremos quais são os melhores fornos de convecção em 2024, para você comprar e não se arrepender depois.

Melhores Fornos de Convecção Top de Linha

Se você pretende adquirir fornos de convecção que sejam realmente incríveis, super práticos e funcionais, dê uma olhada nos modelos considerados top de linha.

1. Cuisinart TOA-60

Melhor Fornos de Convecção

Cuisinart Torradeira de Convecção TOA-60, Prata

  • Material: aço inoxidável
  • Potência: 1.800 Watts
  • 7 funções: fritar, assar convecção, grelha de convecção, assar, grelhar, quente, torrada
  • Interior antiaderente
  • Termostato ajustável com temporizador de 60 minutos com desligamento automático

Se você tem uma cozinha pequena, esse pode ser um dos melhores fornos de convecção. O modelo é compacto e conta com diferentes funções.

Isso facilita em muito o seu dia a dia, pois você poderá usar o mesmo produto para fritar sem óleo, assar, grelhar e aquecer.

Com o sistema de convecção super eficiente, é possível economizar energia e também tempo no preparo das refeições.

O temporizador programável e o termostato ajustável tornam o preparo das refeições mais prático, permitindo o preparo dos alimentos até que atinjam o ponto perfeito.

2. Dash Chef Series

Melhor Forno de Convecção para Várias Aplicações

Com este forno de convecção o preparo das suas refeições vai ficar muito mais prático, rápido, e sem que você necessite usar diversos equipamentos.

Além de assar os pratos de maneira uniforme, a tecnologia AirCrisp te permite preparar alimentos crocantes, como se fossem fritos, usando apenas ar quente.

Os termostatos duplos permitem controlar ainda melhor a temperatura dentro do forno, possibilitando um cozimento bem mais consistente e eficiente.

A capacidade de 23 litros não é tão grande, mas ainda assim este é um forno bem versátil, que te permite preparar um frango assado ou uma pizza, por exemplo.

E o melhor de tudo é que este forno de convecção inclui os acessórios necessários para o preparo dos alimentos, incluindo cesta de frituras e um espeto de rotisserie.

3. KitchenAid KCO253CU

Melhor Forno de Convecção Compacto

KitchenAid KCO253CU Forno de Convecção Compacto de 30,5 cm - Contorno Prata

  • Material: aço inoxidável
  • Prateleiras reversíveis
  • Dimensões: 42 x 44 x 29 cm
  • 4 funções pré-definidas

Este é mais um dos melhores fornos de convecção que existem atualmente, pois apesar de ser compacto, tem uma excelente funcionalidade e desempenho.

O modelo KitchenAid possui cozimento por convecção e quatro funções pré-definidas, que garantem os melhores resultados.

Com ele é possível preparar uma enorme quantidade de opções de pratos, incluindo carnes assadas, vegetais, peixes, quiche, muffins, pizza e muito mais!

4. Oster Gourmet Inox

Melhor Forno de Convecção Elétrico de Bancada

Forno Elétrico Gourmet 22l Oster Inox 220v

  • Capacidade: 22 Litros
  • Instalação: bancada
  • Dimensões (A x L x P): 30 x 47,5 x 40,5 cm
  • Temperatura: 65 °C a 230 °C
  • Temporizador: até 60 minutos
  • Funções Extras: coletor de gordura, 10 funções pré-programadas e alarme

O forno de convecção Oster é um dos mais modernos e completos que existem hoje no mercado, graças às funcionalidades que possui.

Na sua tela LCD, por exemplo, é possível selecionar entre as suas funções programáveis. Nesse caso, existem 10 delas pré-programadas, sendo: torrar, bagel, pizza, assar, grelhar, biscoitos, assar carnes, esquentar, descongelar e reaquecer.

Com o botão de turbo convecção, é possível aumentar bastante a eficiência no preparo das refeições.

O espaço interno também é muito bom. Apesar de este ser um modelo compacto, é possível preparar até um frango médio inteiro no seu interior.

Com duas divisões internas, é possível também preparar pratos diferentes simultaneamente, o que otimiza ainda mais o cozimento dos alimentos.

Melhores Fornos de Convecção Custo-Benefício

Hoje em dia surgem cada vez mais marcas e modelos de fornos de convecção, e muitos deles oferecem uma boa relação de custo-benefício. Então, veja a seguir quais são as nossas sugestões:

5. Philco Air Fry PFE25I

Melhor Custo-Benefício

Forno Elétrico Air Fry, Pfe25i, 25L, Inox, 127v, Philco

  • Capacidade: 25 Litros
  • Instalação: bancada
  • Dimensões (A x L x P): 41,8 x 45 x 42 cm
  • Temperatura: 100°C a 230°C
  • Temporizador: até 60 minutos
  • Funções Extras: luz interna, coletor de gordura, dourar, air fryer e funções programáveis

O forno de convecção Philco é um modelo moderno, confiável e de capacidade intermediária.

Apesar de ser compacto, o espaço interno é bem aproveitado, e a eficiência também é muito boa, especialmente se considerarmos o preço do produto.

Como funcionalidades adicionais, este modelo conta com luz interna, coletor de gordura e, principalmente, a função de fritadeira a ar.

Este é realmente um modelo multifuncional, que conta ainda com um grelhador, para deixar os pratos ainda mais bonitos e deliciosos.

6. Philco 25L PFE25S

Melhor Forno de Convecção para Cozinhas Pequenas

Forno Elétrico Philco 25L PFE25S Função Timer bancada 220v inox

  • Capacidade: 25 Litros
  • Função timer
  • Instalação: bancada
  • 2 resistências (superior e inferior) com controle individual de temperatura
  • Aquecimento: de 90°C a 230°C
  • Função timer de até 60 minutos com desligamento automático

Os modelos de fornos de convecção Philco são muito bons e, ao mesmo tempo, apresentam uma relação de custo-benefício bastante atrativa.

Com a função Convection, a distribuição de calor é muito boa, o que diminui consideravelmente o gasto de energia e o tempo que os alimentos levam para cozinhar.

A capacidade de 25 litros, possibilita o preparo de uma grande variedade de receitas, que vão assar por inteiro, graças às resistências superiores e inferiores.

A temperatura neste modelo vai de 90°C a 230°C, sendo possível programar o timer até 60 minutos, deixando assim o controle do tempo bem mais simples.

A grelha deslizante pode ser ajustada em duas alturas diferentes, o que torna ainda melhor o aproveitamento do espaço interno do forno.

Fornos de Convecção Baratos

Para quem pretende economizar na compra do seu forno de convecção, aqui vai uma bela sugestão de compra:

7. Oster Convection Cook

Forno de Convecção Bom e Barato

Forno Elétrico, Convection Cook, 18L, Vermelho, 110v, Oster

  • Capacidade: 18 Litros
  • Instalação: bancada
  • Dimensões (A x L x P): 24,8 x 42,2 x 32 cm
  • Temperatura: 120°C a 230°C
  • Temporizador: até 60 minutos
  • Funções Extras: tostar, grelhar, manter aquecido e alarme

Entre os fornos compactos, este modelo Oster é um dos mais adequados para quem busca algo mais simples.

O forno de 18 litros de capacidade é bom para o preparo de receitas em menor quantidade no seu dia a dia.

A capacidade é perfeita para pessoas que moram sozinhas ou para famílias pequenas. E o visual retrô desse modelo é perfeito para deixar a cozinha muito mais bonita e sofisticada.

Conclusão

Os fornos de convecção são produtos muito práticos para preparar alimentos assados.

Alguns modelos possuem ainda funcionalidades adicionais, que são perfeitas para quem busca praticidade e eficiência na hora de cozinhar.

Mas com tantas características diferentes, tenha cuidado ao escolher um dos melhores fornos de convecção para a sua cozinha.

Deixe um comentário