Utensílios Domésticos para Cozinha » Cozinha

Melhores Chapas para Lanche

Escrito por Redação Homely360

Publicado em

Só com as melhores chapas para lanche é possível preparar deliciosas receitas, seja para a família, amigos ou para os seus clientes.

Definitivamente, o brasileiro adora comer um prensado, hambúrguer, hot dog ou outros tipos de lanches de tempos em tempos.

Mas para ter bons resultados, não basta selecionar os melhores ingredientes. É preciso também ter os utensílios certos.

Hoje em dia existem chapas de tipos diversos, incluindo os modelos elétricos, a gás e que se acoplam ao fogão.

Em relação ao material, elas podem ser de ferro e aço, por exemplo. Mas além dessa questão, existem várias outras características que são fundamentais para essa escolha.

Sendo assim, continue lendo este texto para saber mais sobre as melhores chapas para lanches e aprender a como escolher o produto ideal.

Melhores Chapas para Lanche de 2024

Melhores Chapas para Lanches Top de Linha
Le Creuset ‎L2066B-20Le Creuset ‎L2066B-20Melhor Chapa para Lanches8% OFFVer na Loja
Nordic Ware ‎19862AMZNordic Ware ‎19862AMZMelhor Chapa de Lanches Grande para 2 QueimadoresVer na Loja
Staub 40511-782-0Staub 40511-782-0Melhor Chapa de Lances RedondaVer na Loja
Le Creuset ‎Onix 200490000Le Creuset ‎200490000Melhor Chapa para Lanches com CaboVer na Loja
Le Creuset 20202320900460Le Creuset 20202320900460Melhor Chapa de Lanches RetangularVer na Loja
Melhores Chapas para Lanche Custo-Benefício
Broil King ‎11221Broil King ‎11221Melhor Custo-BenefícioVer na Loja
Lodge Ferro Fundido ‎L9OG3PLTLodge Ferro Fundido ‎L9OG3PLTMelhor Chapa para Lanches Redonda com CaboVer na Loja
Qualinox RetangularQualinox RetangularMelhor Chapa para Lances EsmaltadaVer na Loja
Nordic Ware 10230AMZNordic Ware 10230AMZMelhor Chapa para Lanches AntiaderenteVer na Loja
Chapas para Lanches Baratas
Chapa de Ferro Fundido QuadradaChapa de Ferro Fundido QuadradaChapa para Lanches Boa e Barata25% OFFVer na Loja
Chapa Grill Panela MineiraChapa Grill Panela MineiraChapa para Lanches Retangular Barata23% OFFVer na Loja
Venâncio ‎RRLFVVenâncio ‎RRLFVChapa para Lanches com EspiriteiraVer na Loja

A escolha de uma das melhores chapas para lanches

Para surpreender o paladar das pessoas, você precisa de uma das melhores chapas para lanches. Portanto, deve escolher o produto com bastante cuidado.

É necessário ter atenção a diversas questões, incluindo o tamanho, a forma de funcionamento, materiais, construção, entre outras características.

Daremos algumas dicas a seguir, que vão te orientar na comparação dos modelos, facilitando assim a compra de uma que seja ideal.

Tipo de funcionamento

Primeiramente, você precisa entender que as melhores chapas para lanche podem ter funcionamento diferente.

A chapa a gás é a mais tradicional e utilizada em diferentes situações. Mas existem ainda aqueles modelos que se acoplam no fogão, além dos elétricos. É importantíssimo compreender a diferença entre os itens.

Chapa para Lanche Elétrica

Para quem busca um produto mais prático e que evite o contato diretamente com a chama, as chapas elétricas para lanches podem ser a melhor opção.

O funcionamento nesse caso acontece por meio de uma resistência elétrica. No caso, dependendo do tamanho da chapa, ela pode ter duas ou várias resistências.

O uso nesse caso é mais prático, uma vez que essa chapa não precisa de instalação de gás, e ainda se evita que aconteçam acidentes com fogo.

Geralmente a chapa elétrica vem com um sinal luminoso que indica quando a superfície está quente, o que evita queimaduras.

No entanto, esse tipo de chapa não é muito vantajoso em locais com grande fluxo de pessoas porque o gasto de energia é elevado.

Chapas para Lanche a Gás

Este é o modelo de chapa para lanche que funciona com uso de gás de cozinha comum. Apesar de demandar uma instalação, não há consumo elevado de energia elétrica nesse caso.

Sendo assim, as chapas para lanche a gás são as mais indicadas para locais onde o fluxo de pessoas seja elevado, uma vez que elas podem ser aquecidas por longos períodos.

Nesse caso, também não há contato direto das mãos com as chamas, pois os queimadores ficam sob a chapa.

Mesmo que este seja o modelo mais usado em estabelecimentos comerciais, é também adequado para se usar em ambiente domiciliar.

O preço costuma ser mais em conta em relação aos produtos elétricos.

Chapas para lanche de fogão

O último tipo de chapa para lanche sobre o qual falaremos é aquele que pode ser colocado diretamente sobre a chama do fogão.

Fabricadas na maioria das vezes em ferro fundido, essas chapas se assemelham a bandejas comuns e se encaixam perfeitamente sobre os queimadores do fogão.

Por ser um modelo mais simples e mais prático, é bastante indicado para uso residencial.

Até por ser mais barata, ela é ótima para quem deseja preparar lanches deliciosos em casa com muita praticidade.

Especificidades das chapas para lanche

Quando se fala em chapas para lanche, se deve considerar uma série de detalhes que variam entre os modelos. Os mais relevantes são:

  • Potência: é uma especificidade dos modelos elétricos e, nesse caso, quanto mais elevada ela for, mais a chapa se aquecerá;
  • Temperatura: esse controle também está presente em modelos elétricos. É importante observar a faixa de temperatura em que o produto consegue operar;
  • Voltagem: como são poucos os modelos bivolt, tenha atenção para adquirir um produto com voltagem compatível com a instalação do local;
  • Quantidade de queimadores: esta é uma especificidade dos modelos a gás. É importante se atentar ao tamanho da chapa e número de queimadores que ela possui. Isso se relaciona com o espaço e com a eficiência de cozimento;
  • Botões Reguladores: nos modelos a gás, às vezes é possível controlar a intensidade da chama, o que te dá um maior controle para o preparo dos lanches;
  • Compatibilidade: se for comprar uma chapa para fogão, observe se ela é adequada para o tipo e o tamanho do seu eletrodoméstico, ok?

Medidas das chapas para lanche

Uma das questões mais importantes para quem deseja adquirir uma das melhores chapas para lanche é escolher um produto de tamanho adequado.

Nesse caso, deve-se ter em mente principalmente o uso pretendido e a quantidade de lanches que se deseja preparar.

Os modelos menores são bons para uso doméstico, mas se você tem uma lanchonete, é melhor investir em uma chapa grande para ter mais praticidade no preparo dos lanches.

Espessura das chapas para lanche

A espessura das chapas para lanche está relacionada tanto à durabilidade do produto, quanto à eficiência de distribuição de calor sobre a superfície.

As mais espessas podem ultrapassar os 6 mm e são bem mais eficientes em aquecer, ajudando a cozinhar os alimentos de maneira mais uniforme.

Apesar de esquentarem mais rapidamente, as chapas mais finas também podem fazer com que os ingredientes se queimem rapidamente, ao mesmo tempo em que o meio permanece cru.

Material das melhores chapas para lanche

O material pode variar nas chapas para lanche, o que reflete na qualidade do produto, resistência, e também na facilidade de limpeza após o uso.

O aço carbono e o aço inox são duas opções muito resistentes, e que conduzem bem o calor. No entanto, é preciso usar óleo para evitar que os ingredientes grudem na superfície.

Mesmo assim, entre os dois materiais, o aço inox ainda é mais vantajoso, pois não oxida com a umidade.

O aço inox também é mais fácil de limpar após o uso e, por isso, é a melhor escolha para estabelecimentos comerciais com fluxo de pessoas elevado.

Os modelos de fogão, ainda podem ser de ferro fundido, que é muito resistente, mas pode enferrujar com facilidade.

Por fim, existem também as placas de cerâmica, conhecidas por serem muito boas e terem superfície antiaderente.

No entanto, essas possuem preço mais elevado. Sendo assim, é preciso analisar sempre o custo-benefício para escolher o produto ideal.

Itens e funcionalidades adicionais

Alguns itens são bastante interessantes quando se fala em chapas para lanches, uma vez que eles podem facilitar muito o preparo dos lanches mais deliciosos.

A prensa, por exemplo, é um item muito prático, que é interessante principalmente para quem trabalha com o preparo de lanches.

Ao se fazer o lanche prensado, é possível deixá-lo com um sabor delicioso e bem mais atrativo para os seus clientes.

O coletor de gordura facilita bastante o dia a dia de quem usa as chapas, uma vez que os resíduos ficam retidos no compartimento, evitando assim que caia no chão ou fique sobre a bancada.

Por último, mas não menos importante, deve-se falar sobre pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

É comum que as chapas tenham pés antiderrapantes e altura ajustável. Isso torna o uso mais prático.

Quais são as melhores chapas para lanche?

Após conhecer melhor as chapas para lanche, você já sabe tudo o que é extremamente importante para comparar os modelos disponíveis.

Mesmo assim, a escolha pode ser complicada devido à grande oferta de produtos no mercado.

Então, vamos te ajudar mostrando a seguir quais são as melhores chapas para lanche de 2024.

Melhores Chapas para Lanches Top de Linha

Para quem busca as maiores qualidades das chapas para lanche, os modelos tops de linha são a melhor opção. Sugerimos alguns deles a seguir.

1. Le Creuset ‎L2066B-20

Melhor Chapa para Lanches

LE CREUSET Grelha Reversível, Matte Black, Ferro Fundido

  • Material: ferro fundido
  • Dupla-Face antiaderente
  • Dimensões (C x L): 46 x 23 cm
  • Indicação:  fogão a gás, fogão elétrico, fogão vitrocerâmico, fogão de indução e freezer (retém o frio por mais tempo)

Começamos esta lista de melhores chapas para lanche falando de um produto incrível, que é esta chapa que se encaixa sobre o fogão ou na churrasqueira.

Fabricada em ferro reversível, esta grelha é ótima para o preparo de vários tipos de alimentos, incluindo carnes, aves, peixes, legumes e o que mais você desejar para incrementar a sua alimentação.

Os relevos presentes na base da grelha fazem marcas nos alimentos, deixando assim a comida como se fosse preparada em restaurantes.

Graças ao revestimento esmaltado preto, os alimentos deslizam sobre a grelha com facilidade, mesmo que esta não seja uma superfície antiaderente.

Se necessário, coloque apenas um pouco de óleo ou azeite sobre a superfície para facilitar a manipulação dos ingredientes.

Além um produto de qualidade, ainda é muito prático, tendo inclusive alças laterais que facilitam o transporte.

2. Nordic Ware ‎19862AMZ

Melhor Chapa de Lanches Grande para 2 Queimadores

Nordic Ware Chapa Backsplash de 2 queimadores

  • Material: alumínio fundido
  • Cabe em 2 queimadores do fogão
  • Dimensões (C x A x L): 50 x 4,4 x 30,5 cm
  • Antiaderente

A chapa da Nordic ware é um produto excelente, que te possibilita cozinhar grandes quantidades de alimentos facilmente.

Para isso, ela se aquece uniformemente para cozinhar os alimentos da maneira ideal, por completo.

Graças ao revestimento antiaderente, é mais fácil mexer os alimentos sobre a superfície e também é mais simples realizar a limpeza.

3. Staub 40511-782-0

Melhor Chapa de Lances Redonda

Grelha Redonda com Alça, Ferro Fundido, Cinza Grafite, 22 cm, STAUB

  • Com alças laterais
  • Material: ferro fundido
  • Cor: cinza grafite
  • Tamanho: Ø30 cm

A grelha redonda é ótima para quem busca uma opção prática para grelhar ingredientes diversos, como carnes, peixes e legumes.

Fabricada em ferro fundido, ela é extremamente resistente e durável. Além disso, tem a parte interna esmaltada com um acabamento fosco, que facilita a limpeza e organização.

Além disso, ela conta com alças que facilitam bastante o uso, tornando tudo bem mais simples e prático.

4. Le Creuset ‎Onix 200490000

Melhor Chapa para Lanches com Cabo

Grelha com Cabo Removível Traditional, Preto, Ferro Fundido, Le Creuset

  • Cor: preta
  • Cabo removível dobrável
  • Material: ferro fundido esmaltado
  • Dimensões: 33,5 x 20,5 x 2,0 cm
  • Peso: 1,34 kg
  • Indicação: Fogões a Gás, Elétrico, Halogênio, Indução

Esta é uma das melhores grelhas para lanche, principalmente porque tem cabo removível, sendo assim extremamente prática.

Os frisos na superfície ajudam a deixar os grelhados muito mais saborosos, saudáveis e também mais bonitos. E se você quiser levar a grelha ao forno, basta remover o cabo.

O calor se distribui de maneira uniforme em toda a superfície e, com isso, os alimentos cozinham totalmente, sem que queimem ou fiquem crus em algumas partes.

Como a superfície não deixa os ingredientes grudarem, a grelha é bem fácil de limpar após o uso.

5. Le Creuset 20202320900460

Melhor Chapa de Lanches Retangular

LE CREUSET Grelha Retangular 32cm, Ferro Fundido, Laranja

  • Cor: preto e laranja
  • Material: ferro fundido
  • Com alças laterais
  • Dimensões C x L): 32 x 22 cm
  • Indicação:  fogão a gás, fogão elétrico, fogão vitrocerâmico, fogão de indução e freezer (retém o frio por mais tempo)

Com esta grelha retangular Le Creuset você aproveita o calor do fogão para cozinhar os ingredientes que quiser.

A grelha pode ser usada em fogão a gás, fogão elétrico, fogão vitrocerâmico, fogão de indução e, caso deseje, também vão ao freezer e retém o frio por mais tempo.

Assim pode preparar refeições e lanches deliciosos facilmente. E como esta grelha é de ferro fundido, mantém o calor por muito mais tempo sobre a sua superfície, garantindo também o cozimento uniforme.

Além da versatilidade e praticidade, a marca se preocupa em produzir itens de alto nível, que sejam muito bons e, ao mesmo tempo, bonitos.

Melhores Chapas para Lanche Custo-Benefício

Se você busca por produtos com bom custo-benefício, precisa conhecer os produtos que elencamos nos próximos tópicos.

6. Broil King ‎11221

Melhor Custo-Benefício

Broil King Chapa de ferro fundido 11221

  • Dupla-Face
  • Material: ferro fundido com revestimento de porcelana fosca
  • Dimensões (C x L): 38 x 32,5 cm

Esta é uma das melhores grelhas que existem no mercado hoje, uma vez que é do tipo dupla face.

De um lado a superfície é de ferro fundido, e do outro é de porcelana fosca. Ambos materiais de boa qualidade, que proporcionam resistência e durabilidade ao produto.

Extremamente versátil, o modelo tem um tamanho compacto e, ao mesmo tempo, muito prático, onde é possível preparar diferentes petiscos facilmente.

7. Lodge Ferro Fundido ‎L9OG3PLT

Melhor Chapa para Lanches Redonda com Cabo

Lodge Ferro fundido temperado, 26 cm (pacote com 1), preto

  • Cor: preto
  • Material: Ferro fundido temperado
  • Tamanho: Ø26 cm
  • Indicação: todas as superfícies de cozimento, grelhas e fogueiras
  • Seguro para forno

Se você busca por versatilidade e praticidade, que tal dar uma olhadinha nesta frigideira redonda fabricada em ferro fundido.

Ela é excelente para o preparo de panquecas, pizzas e ingredientes para compor lanches e outras refeições.

As bordas são levemente elevadas, deixando os alimentos contidos na parte interna da frigideira, por ser de ferro fundido, esta frigideira pode ser colocada em forno, fogão ou, até mesmo sobre uma fogueira.

8. Qualinox Retangular

Melhor Chapa para Lanches Esmaltada

Chapa Esmaltada Para Fogão Lanche Bife Hambúrguer Retangular

  • Cor: preto
  • Com alças laterais
  • Material: aço carbono esmaltado e alças de madeira
  • Dimensões (C x L x A): 49,5 x 31 x 10 cm

Esta chapa esmaltada é uma excelente opção para quem deseja preparar lanches, carnes e legumes super saborosos, sem sair de casa.

Fabricada em aço carbono, esta é uma chapa resistente. E por ser esmaltada, ela é super prática e não permite que os alimentos grudem.

Por ter borda elevada, ela não permite que a comida caia, e as alças laterais possibilitam segurar a chapa facilmente.

9. Nordic Ware 10230AMZ

Melhor Chapa para Lanches Antiaderente

Grelha Antiaderente para 2 Bocas Nordic Ware Preto

  • Cor: preto
  • Material: alumínio
  • Cabe em 2 queimadores do fogão
  • Dimensões (L x C): 26,4 x 49 cm
  • Revestimento antiaderente

As mais práticas e melhores chapas para lanche são os modelos com revestimento antiaderente. Isso porque tal superfície não deixa os alimentos grudarem, sendo assim muito prática.

A superfície de dois queimadores é ótima para permitir o preparo de maiores quantidades de alimentos, de maneira prática e rápida.

Chapas para Lanches Baratas

Está procurando por opções de chapas para lanche que sejam econômicas, veja algumas sugestões para quem deseja gastar pouco com isso.

10. Chapa de Ferro Fundido Quadrada

Chapa para Lanches Boa e Barata

Chapa Bifeteira De Ferro Fundido C/ Alça De Madeira 30x30 Cm

  • Cor: preto
  • 2 alças laterais
  • Material: ferro fundido e alças de madeira
  • Dimensões (L x C): 30 x 30 cm
  • Peso: 3,2 kg

A chapa de ferro fundido de 30 centímetros de lado é o modelo ideal para quem procura um produto de qualidade e durável.

As alças laterais de madeira não esquentam, permitindo que a pessoa manuseie a grelha sem dificuldades, até mesmo quando estiver cheia.

Extremamente resistente, este modelo é também prático e pode ser usado sobre os diversos tipos de fogões, incluindo a gás, lenha, elétrico e sobre churrasqueiras.

Nela, é possível preparar facilmente lanches e os ingredientes necessários para o preparo de porções e refeições diversas.

O seu formato e a presença de alças possibilitam usar esta grelha para servir refeições de maneira prática.

11. Chapa Grill Panela Mineira

Chapa para Lanches Retangular Barata

Chapa Grill De Ferro Fundido 33x25cm Com Alça De Madeira

  • Cor: preto
  • 2 Alças laterais
  • Material: ferro fundido e alças de madeira
  • Dimensões (L x C): 33 x 25 cm
  • Peso: 3,4 kg

Esta chapa retangular de ferro fundido é um dos melhores modelos para quem busca um recipiente adequado para cozinhar e servir alimentos.

Graças às alças de madeira de 4 centímetros, é possível levar a grelha diretamente do fogão para a sua mesa.

Com ela, não há acúmulo de líquidos e gorduras, pois este produto possui canaletas laterais. Assim, os lanches, ovos e legumes ficam bem cozidos e sequinhos.

12. Venâncio ‎RRLFV

Chapa para Lanches com Espiriteira

Rechaud Ferro Fundido Retangular Liso

  • Cor: preto fosco atóxica
  • 2 Alças laterais
  • Material: ferro fundido e alças de madeira reflorestamento
  • Dimensões (L x C): 33 x 25 cm
  • Acompanha 1 apoio da chapa e 1 espiriteira de ferro

Esta chapa de ferro fundido retangular é excelente para o preparo de diversos tipos de ingredientes e receitas de maneira prática. É um modelo muito prático e reforçado, que tem ótima durabilidade.

Como acabamento, o produto recebe uma camada de tinta protetora fosca à base de água. E os cabos de madeira também são atrativos que tornam este produto muito prático.

Conclusão

Se você quer arrasar nos preparos, precisa de uma das melhores chapas para lanches, que cozinham os alimentos uniformemente e com eficiência.

Seguindo todas as recomendações deste texto, você deve comparar os modelos e as suas características para selecionar o que melhor se adapta às suas necessidades.

Então, agora que você chegou até aqui, já está mais que preparado para escolher uma das melhores chapas para lanche que existem.

Dica: Conheça também as melhores sanduicheiras para você preparar lanches rápidos para toda família.

Deixe um comentário