Área Externa

Melhores Pressurizadores de Água

Escrito por Redação Homely360

Publicado em

Os melhores pressurizadores de água são produtos que modificam a pressão em locais onde ela é insuficiente, como por exemplo no chuveiro do banheiro.

Hoje em dia, o mercado oferece uma série de produtos com características bem variadas, por isso você deve ter algumas informações importantes em mãos antes de fazer a compra.

É importante perceber que este é um produto que passou por uma série de mudanças ao longo do tempo e, então, você deve ter ainda mais cuidado para não errar na compra.

Diante disso, este guia de compras vai te ensinar como comparar os diferentes modelos de pressurizadores de água, bem como vai te mostrar quais são os melhores produtos do mercado hoje.

Melhores Pressurizadores de Água em 2024

Lorenzetti PL-20Lorenzetti Pl20Melhor Pressurizador de Água ResidencialVer na Loja
Blukit Válvula Alternadora de PressãoBlukit Válvula Alternadora de PressãoMelhor Pressurizador para Caixa D'ÁguaVer na Loja
Lorenzetti Maxi TurboLorenzetti Maxi TurboMelhor Pressurizador para ChuveiroVer na Loja
Lorenzetti PL-12Lorenzetti Pl12Melhor Pressurizador de Água para Aquecedor de Água a GásVer na Loja
Komeco TP40 G4Komeco TP40 G4Melhor Mini Pressurizador de ÁguaVer na Loja

O que são os pressurizadores de água?

Basicamente, os pressurizadores de água são itens que visam solucionar problemas relacionados à pressão da água em recipientes como tanques, cisternas, caixas d’água, banheiras e outros itens semelhantes.

Os pressurizadores contam com um tipo de eletrobomba, que dependendo do modelo do produto, pode ser bem silenciosa.

Além disso, há ainda o controlador, que pode ser manual ou automático. Independentemente dessas características, todos os pressurizadores objetivam elevar a pressão da água para o abastecimento adequado de pias, torneiras, entre outros.

De maneira simplificada, um pressurizador tem como objetivo empurrar a água ao longo da tubulação.

Como eles funcionam?

Se você tiver um pressurizador de água instalado, assim que o ponto de consumo se abre, a eletrobomba é ativada.

Em contrapartida, assim que o ponto de água desliga, a eletrobomba também para de funcionar. Apesar disso, existem casos em que essa pressurização fica mantida.

Dessa forma, ao melhorar a pressão da água, o produto torna o abastecimento muito mais eficiente em uma série de locais, desde parques e indústrias, até residências.

Onde instalar o pressurizador de água?

Independentemente do tipo de cisterna ou das características da caixa de água, é possível utilizar um pressurizador em diferentes locais.

No entanto, não se recomenda a instalação dele em lajes onde não haja uma boa cobertura ou próximo a uma caixa de água, sobretudo em algumas versões de pressurizador.

Dependendo do tipo de pressurizador, a instalação pode ser feita na parte de baixo ou de cima da rede de abastecimento. Isso varia conforme o projeto.

Diante dessas questões, é importantíssimo priorizar uma instalação com o auxílio de um profissional capacitado.

Por que é preciso instalar pressurizadores de água em alguns locais?

É bastante comum que as pessoas passem por aquela experiência desagradável de acionar uma torneira e se dar conta de que a quantidade de água é extremamente escassa.

Isso pode acontecer na pia da cozinha, no seu chuveiro, no vaso sanitário ou em qualquer ponto de água.

Para resolver problemas deste tipo, basta instalar um pressurizador de água, que aumenta a pressão no encanamento e faz com que a água chegue até os pontos com a intensidade ideal.

Além disso, é possível usar este equipamento para drenar um reservatório e fazer a transferência para outros locais. Isso é algo rotineiro em algumas indústrias.

Obviamente, os pressurizadores de água também têm as suas desvantagens. A primeira delas é que o funcionamento depende do uso de energia elétrica.

Além disso, só se pode instalar um equipamento desses em locais com baixa vazão. Sendo assim, é preciso que um profissional analise detalhadamente as condições da ligação de água no local.

Qual a diferença entre pressurizador de água pressostato e fluxostato?

Essa é uma pergunta comum e que merece uma resposta precisa. Isso porque uma grande parte dos modelos de pressurizadores de água funciona das duas formas.

No entanto, existem modelos que funcionam de forma mais eficiente com fluxostato, enquanto às vezes o trabalho do pressostato é mais indicado. Mas veja a seguir os detalhes sobre cada um.

Pressostato

Neste caso, o funcionamento acontece quando se aciona a saída de água, e o seu funcionamento é constante para manter a pressão no interior da rede hidráulica.

Com essa pressão contínua, é possível reduzir bastante o tempo necessário para o bombeamento. Ou seja, demora menos para a água chegar na torneira.

Outro benefício é a possibilidade de fazer a instalação acima ou abaixo do ponto, sem comprometer o funcionamento.

Fluxostato

Este é o tipo que aciona quando você liga a torneira, e que é desativado no momento em que o fluxo de água é interrompido.

Esta é a melhor opção para instalação sobre a tubulação, no caso das máquinas de lavar roupas. Mas no caso das caixas d’água, é melhor instalar no mesmo nível ou, até mesmo, abaixo.

Como escolher um pressurizador de água?

Assim como acontece para qualquer produto, existem alguns critérios que são fundamentais ao comparar os modelos de pressurizadores de água.

Então, para você não errar na escolha de maneira alguma, falaremos a seguir sobre essas questões que são super relevantes. Vamos lá!

Considere se a Economia valerá a pena

Ao escolher um entre os pressurizadores de água que existem hoje no mercado, é fundamental que você tenha cuidado e dose bem a potência com o consumo de água.

Sem dúvidas você vai querer ter um produto potente na sua instalação, mas isso pode não ser tão vantajoso se a conta de água aumentar demais de valor, não é mesmo?

Você pode verificar o consumo na descrição do produto ou ler as avaliações de pessoas que já adquiriram o mesmo modelo.

Potência nos pressurizadores de água

A potência varia entre os modelos de pressurizadores de água e se deve escolher o produto conforme as necessidades de cada local.

Basicamente, você só vai precisar de um pressurizador potente se a vazão realmente for baixa.

E tenha cuidado porque se você colocar um pressurizador de água em um local onde a vazão seja baixa, ela vai continuar sendo insuficiente.

Nível de ruído

Quem adquire um pressurizador de água, pode ter uma surpresa desagradável com o barulho que alguns produtos emitem.

Alguns fazem barulho só quando a torneira se abre, mas outros podem emitir um ruído constante que incomoda bastante, principalmente durante a noite.

Sendo assim, é sempre melhor comprar um produto que emite menos ruído, mesmo que para isso você precise investir um pouco mais de dinheiro.

Corrosão dos pressurizadores de água

Entre os modelos de pressurizadores de água, os de maior qualidade são aqueles fabricados a partir de materiais que resistem melhor à corrosão.

Todos os materiais usados em uma instalação hidráulica devem resistir à umidade para evitar problemas de desgaste que atrapalhem o funcionamento.

Ligas de alumínio, elastômeros, termoplástico, aço, latão e cobre são alguns dos materiais usados nesses produtos, e que geralmente resistem bem à corrosão.

Quais são os melhores pressurizadores de água?

Depois de aprender um pouco mais sobre os pressurizadores de água e descobrir características fundamentais para a compra de um produto, está na hora de fazer a sua escolha.

Sabemos que é difícil fazer isso. Principalmente quem não conhece muito sobre o assunto, se sente confuso na hora de efetivar a compra.

Então, te ajudaremos com isso, mostrando quais são os melhores pressurizadores de água para 2024 que estão disponíveis atualmente.

1. Lorenzetti PL-20

Melhor Pressurizador de Água Residencial

Pressurizador de Água Pl20 20 Mca 220V, Lorenzetti,7541017, Vermelho/Preto, Pequeno
123 Avaliações
Pressurizador de Água Pl20 20 Mca 220V, Lorenzetti,7541017, Vermelho/Preto, Pequeno

  • Material: cobre, latão, aço, termoplástico, elastômeros e ligas de alumínio
  • Potência: 350W
  • Pressão máxima: 20 m.c.a.
  • 3 níveis de potência
  • Resfriado a água
  • Funcionamento manual ou automático

O PL-20 é um dos melhores pressurizadores de água, sendo altamente recomendado principalmente para pessoas que buscam um produto silencioso.

Além de silencioso, este é um equipamento compacto, mas que consegue solucionar o problema de fluxo ineficiente de água muito bem.

Em redes hidráulicas domésticas, este pressurizador é capaz de adicionar até 20 m.c.a, ou metros de coluna de água.

Além disso, o material é resistente à corrosão, e há uma tela que bloqueia eficientemente os resíduos que venham na rede.

2. Blukit Válvula Alternadora de Pressão

Melhor Pressurizador para Caixa D’Água

Válvula Alternadora de Pressão Blukit para Caixas DÁgua
181 Avaliações
Válvula Alternadora de Pressão Blukit para Caixas DÁgua

  • Material: plásticos de engenharia
  • Não utiliza energia elétrica
  • Pressão de trabalho: 5 m.c.a. a 75 m.c.a.
  • Possui entrada de 3/4″ e saída de 1.1/2”
  • Acompanha: 1 mangueira desviadora, 1 “T” desviador com niple e 1 niple 3/4″

Para quem precisa elevar a pressão em torneiras e chuveiros, este é um dos melhores pressurizadores.

Por meio do seu funcionamento, é possível transferir a água da rede pública para a sua residência, sem a necessidade de usar bombas de pressão.

No entanto, é preciso ter o cuidado de instalar esta válvula apenas se a pressão na rua for mais elevada do que na base da caixa de água do local.

A maior vantagem deste produto é que não utiliza energia elétrica.

3. Lorenzetti Maxi Turbo

Melhor Pressurizador para Chuveiro

Pressurizador Maxi Turbo 220V, Lorenzetti, 7541009, Branco, Pequeno
253 Avaliações
Pressurizador Maxi Turbo 220V, Lorenzetti, 7541009, Branco, Pequeno

  • Material: plásticos de engenharia e ligas de metal
  • Potência: 46W
  • Pressão de funcionamento: 0,7 a 2,5 m.c.a.
  • Grau de proteção: IP24
  • Conexão de entrada e saída de água: rosca macho e fêmea de ½”

O pressurizador Maxi Turbo Lorenzetti é uma maneira simples e barata de solucionar problemas de baixa pressão de água no chuveiro.

Sobretudo em casas térreas e sobrados, a pressão da água tende a ser baixa, o que atrapalha bastante o seu banho.

O mecanismo se ativa imediatamente quando você abre o registro de água, provocando um aumento de pressão e de volume.

4. Lorenzetti PL-12

Melhor Pressurizador de Água para Aquecedor de Água a Gás

Pressurizador de Água Pl12 12 MCA 127V, Lorenzetti, 7541020, Vermelho/Preto, Pequeno
97 Avaliações
Pressurizador de Água Pl12 12 MCA 127V, Lorenzetti, 7541020, Vermelho/Preto, Pequeno

  • Material: cobre, latão, aço, termoplástico, elastômeros e ligas de alumínio.
  • Potência: 160W
  • Pressão máxima: 12 m.c.a.
  • Resfriado a água
  • Funcionamento manual ou automático por fluxostato

Para quem busca um produto eficiente e silencioso, o PL-12 pode ser uma excelente opção para o ambiente doméstico.

Simples e compacto, o produto é altamente funcional, proporcionando um ótimo aumento na pressurização da água.

O modelo é capaz de adicionar 12 m.c.a. (metros de coluna de água) à rede, sendo muito indicado para uso em locais onde haja aquecedores a gás e sistemas hidráulicos domiciliares.

Para resistir durante muito tempo mantendo o seu funcionamento normal, este produto é fabricado com materiais que resistem super bem à corrosão. E para melhor funcionamento, possui tela que bloqueia resíduos.

5. Komeco TP40 G4

Melhor Mini Pressurizador de Água

Mini Bomba Pressurizadora de Água - KOMECO TP40 G4 - Ferro - 60Hz - 220v
11 Avaliações
Mini Bomba Pressurizadora de Água - KOMECO TP40 G4 - Ferro - 60Hz - 220v

  • Material: cobre, latão, aço, termoplástico, elastômeros e ligas de alumínio
  • Potência: 120W
  • Pressão máxima: 11 m.c.a.
  • Rotação: 3.500 R.P.M.
  • Vazão: máxima = 30 L/min e mínima = 2 L/min

Apesar de o nome do produto ser “Mini Bomba”, não se engane. Este é um item altamente eficiente, que proporciona um bom aumento do fluxo de água.

Isso porque ele consegue manter a pressurização durante todo o tempo em que você estiver usando a torneira.

Para melhorar ainda mais o uso, ele conta com motor de proteção térmica e capacitor permanente, que serve para uso em aquecedores e sistemas solares.

Conclusão

É muito comum que haja baixa pressão na distribuição de água, principalmente em sobrados e casas térreas que utilizam caixa d’água.

Por isso, é preciso utilizar pressurizadores de água para obter uma boa vazão de água para fazer as atividades do dia a dia de maneira adequada.

Agora que chegamos ao final deste guia de compras, você está pronto para fazer a compra certa.

Dica: Tão importante quanto os pressurizadores de água para uma boa vazão na hora do banho é a escolha dos melhores chuveiros.

Deixe um comentário