Cozinha

Melhores Máquinas de Refrigerante

Escrito por Redação Homely360

Publicado em

Para quem adora bebidas carbonatadas, as melhores máquinas de refrigerante podem ser excelentes opções de compra.

Com uma dessas você pode ter muito mais saúde e ainda economizar dinheiro na hora de criar as suas próprias bebidas.

No entanto, é muito comum ter diversas dúvidas sobre o funcionamento desses equipamentos que são tão úteis no dia a dia de quem consome esse tipo de bebida com frequência.

Sendo assim, este guia de compras completo tem o objetivo de te orientar sobre as características mais importantes desses produtos e mostrar como a escolha deve ser feita.

E para quem não tem muita prática e conhecimento sobre as máquinas de refrigerante, elaboramos também uma lista com os melhores produtos do ano.

Então, não perca nenhuma parte deste artigo que está incrível!

Melhores Máquinas de Refrigerante em 2024

SodaStream Fizzi One TouchSodaStream Fizzi One TouchMelhor Máquina de Água EspumanteVer na Loja
Shanrya Antideslizante para CasaShanrya Antideslizante para CasaMelhor Máquina de Água com GásVer na Loja
DrinkMate Matte Black 2.6, 1DrinkMate Matte Black 2.6, 1Melhor Máquina Água Brilhante e Soda MakeVer na Loja
Thickvalley One TouchThickvalley One TouchMelhor Máquina de Refrigerante CaseiraVer na Loja
WolfmoutiyWolfmoutiy ‎Sparkling Water MakerMáquina de Refrigerante Boa e BarataVer na Loja

O que são máquinas de refrigerante?

Basicamente, as máquinas de refrigerante funcionam como dispenser de bebidas carbonatadas, mais conhecidas como “água com gás” como as que se encontram em restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos.

Esses produtos combinam um xarope aromatizado com água purificada e dióxido de carbono para dar o efeito de bolhas na bebida.

Para manter a bebida gelada, essas máquinas contam com um motor e utilizam energia elétrica. Isso as torna extremamente práticas para você ter bebidas gasosas de diferentes tipos a qualquer hora do seu dia.

A origem e funcionamento das máquinas de refrigerante

Ainda no final do século XIX já era possível encontrar máquinas de refrigerante nos Estados Unidos.

Naquela época essas máquinas tinham um formato característico de pescoço de cisne, bem alongado e de cor prateada.

Desses saía a água carbonatada, que é a base do refrigerante e que necessitava ser adicionada a algum dos mais de cem tipos de xaropes existentes.

Os chamados xaropes aromáticos eram derivados de elementos naturais, incluindo frutas, ervas, raízes picantes, bétula, limão, gengibre, cereja, uva, baunilha, hortelã, entre outros.

Com o passar do tempo esses produtos passaram por transformações. Hoje em dia, é cada vez mais comum encontrar as ditas máquinas de bebidas de autoatendimento familiar, tão comuns em cafeterias e estabelecimentos de fast food.

Mas agora, ao invés de a água carbonatada ser dispensada sozinha e ter que ser misturada manualmente, elas já conseguem dispensar todos os ingredientes na medida certa.

Dessa forma, a obtenção da bebida se torna muito mais simples, prática e padronizada.

Considerações importantes sobre as máquinas de refrigerante

As máquinas de refrigerantes estão cada vez mais populares, sobretudo entre as pessoas que se preocupam com o meio ambiente e prezam por uma alimentação e estilo de vida mais saudáveis.

Isso porque elas permitem a produção de bebidas gaseificadas com diferentes sabores e de maneira mais saudável em relação aos refrigerantes industriais convencionais.

Além disso, ter uma máquina dessas em casa também ajuda o meio ambiente, uma vez que preparar a sua própria bebida não gera lixo plástico (das embalagens) e nem resíduos industriais provenientes do processo de fabricação.

Com isso, as máquinas de refrigerante estão se tornando muito populares entre aqueles que prezam pela preservação ambiental e que estão ligados à diminuição de resíduos.

Dica: Outra boa opção para você poder beber água aromatizada todas os dias de forma simples e prática é conferir nossa seleção das melhores suqueiras de cristal.

Maiores vantagens do uso de máquinas desse tipo

As máquinas de refrigerante estão cada vez mais populares, sobretudo porque contribuem para a diminuição dos custos de produção e porque reduzem a geração de resíduos plásticos e industriais.

Mas essa são apenas as vantagens mais óbvias, sendo que existem várias outras. A primeira delas é que os modelos mais simples nem precisam de energia elétrica, utilizando assim apenas a própria pressão do dióxido de carbono pressurizado.

Mas é claro que existem modelos mais avançados que necessitam de eletricidade, dado que possuem mais funcionalidades.

Além disso, esses equipamentos costumam ser extremamente simples de se utilizar. Assim, o preparo da bebida é todo feito pelo equipamento.

Tudo o que você precisa fazer é pressionar um botão e encher o reservatório escolhido. E o melhor de tudo é que você não precisa sair do mercado carregando um monte de garrafas e latas super pesados e nem encher a sua despensa com eles.

Ademais, pode-se dizer que as melhores máquinas de refrigerante também contribuem com a sua saúde, já que com elas é possível preparar bebidas que contenham muito menos açúcares, sódio e carboidratos em relação às bebidas industriais.

Dessa forma, é possível criar bebidas deliciosas e saudáveis, de diferentes sabores, sem precisar abrir mão das bolhas.

Deve-se considerar que assim você consegue ingerir mais líquidos ao longo do dia, sem precisar intoxicar o seu organismo para isso.

Por fim, a versatilidade das máquinas é incrível, de modo que você consegue criar bebidas de diferentes sabores, sendo que existem mais do que trinta essências possíveis.

Como escolher uma das melhores máquinas de refrigerante?

Independentemente de quais forem as suas necessidades, sempre haverá uma máquina de refrigerantes certa para você.

Mas para conseguir preparar bebidas deliciosas, você precisa levar em conta algumas questões fundamentais. Veja a seguir quais são as principais:

Controle do nível de gás

Muitas máquinas de refrigerante funcionam apenas com a pressão do gás, sem a necessidade de eletricidade.

Para que isso seja possível, elas devem ter uma forma de controle dessa pressão, sendo duas prensas para o nível intermediário e uma para o nível mais baixo, por exemplo.

Sendo assim, existem três controles, que permitem a elaboração de uma bebida deliciosamente cheia de bolhas.

Há modelos que possuem um controle automatizado disso, que conseguem operar muito mais efetivamente.

Modo de fixação da garrafa nas máquinas de refrigerante

Muita gente deixa passar essa característica, mas é importante salientar que a maioria dos fabricantes de máquinas de refrigerante desenvolveu a própria maneira de fixar as garrafas.

Há um em que basta simplesmente colocar a garrafa e fixar sua boca ao dispositivo, e outro em que é preciso rosquear ela.

Os dois tipos são bastante simples, mas é importante que você se atente a isso e escolha o modo de fixação que te agrada mais.

Materiais

A maioria das máquinas de refrigerante é feita de aço inoxidável e plástico. Obviamente existem no mercado modelos topo de linha que são compostos unicamente de metal.

Geralmente, a escolha é mais estética, mas deve-se considerar a durabilidade dos materiais.

Nesse sentido, obviamente os modelos de máquinas de refrigerante de plástico são mais fortes e duráveis, apesar de isso não ser necessariamente uma regra.

Garrafas inclusas

Geralmente os fabricantes de máquinas de refrigerante incluem pelo menos duas garrafas que vêm junto com o equipamento.

Elas costumam ser de material plástico e, por isso, é imprescindível observar se são realmente seguras.

Para isso, sempre leia as suas especificações para garantir que elas sejam livres de bisfenol. A maioria dos modelos vem com a descrição BPA Free. 

O bisfenol A é um composto químico de grande relevância, que pode afetar o organismo humano, levando a prejuízos.

Cartuchos de gás para as máquinas de refrigerante

As máquinas de refrigerante podem utilizar cartuchos de gás e uma válvula. É importante observar principalmente o tamanho dele para saber quantas bebidas a máquina é capaz de produzir.

Existem cartuchos que conseguem fabricar 30 litros, enquanto outros chegam a até 60 litros de bebida carbonatada.

Em geral, os cilindros são compatíveis com diferentes marcas de máquinas, mas é muito importante observar a compatibilidade.

Facilidade de uso

A operação desses equipamentos costuma ser de baixa complexidade, sobretudo porque a carbonatação é obtida pressionando-se apenas um botão.

O mais difícil pode ser colocar e retirar a garrafa, que exige um pouco mais de prática. Mas isso também se torna fácil quando você se habitua a usar o equipamento.

Quais são as melhores máquinas de refrigerante?

Se lendo este texto até aqui você se convenceu de que precisa ter uma das melhores máquinas de refrigerante em 2024, chegou a hora de escolher a sua.

Veja a seguir uma lista com os melhores modelos do mercado escolhidos por nós. Analise cada um deles e certifique-se de que ele tenha as características que você busca.

1. SodaStream Fizzi One Touch

Melhor Máquina de Água Espumante

SodaStream Fizzi One Touch Máquina de Água Espumante (Preto) com Garrafa Livre de CO2 e BPA

  • Cor: preta
  • Possui cilindro de CO2
  • Acompanha garrafa de carbonatação reutilizável sem BPA de 1 litro
  • Compatível com todos os sabores SodaStream

Se você adora água com gás, este novo equipamento SodaStream pode ser o modelo ideal.

Basta um toque no botão certo e você terá água com gás disponível a hora que quiser usando apenas água pura.

O design é fino e elegante, uma vez que a máquina é cheia de partes metálicas que deixam o seu visual ainda mais belo.

A tecnologia de bloqueio de pressão é uma patente da empresa e ajuda a prender o gás de maneira eficiente na garrafa, gerando assim uma bebida deliciosamente gaseificada.

2. Shanrya Antideslizante para Casa

Melhor Máquina de Água com Gás

Máquina de água com gás, máquina de refrigerante antideslizante para cafeteria para casa

  • Cor: vermelha e prateada
  • Reservatório de água destacável
  • Não necessita de eletricidade

Esta é mais uma entre as melhores máquinas de refrigerante, que consegue transformar água comum em água gaseificada em apenas três etapas.

Basta encher a garrafa com água gelada, apertar um único botão e injetar o gás. E você decide a quantidade de gás que deseja na sua bebida.

Com este equipamento você prepara bebidas do jeito que deseja sem nem precisar de energia elétrica. E ainda contribui com o meio ambiente diminuindo a quantidade de lixo no planeta.

3. DrinkMate Matte Black 2.6, 1

Melhor Máquina Água Brilhante e Soda Make

DrinkMate Água Brilhante e Soda Make, Matte Black, 2.6, 1

  • Cor: preta
  • Material: ABS
  • Utiliza cilindros de carbonato de CO2 padrão 60L da SodaStream ou DrinkMate
  • Sem necessidade de eletricidade ou pilhas

A DrinkMate é uma das melhores máquinas de refrigerante que existem hoje, além de ser altamente divertida e simples de usar.

Com este equipamento você prepara a sua bebida favorita e adiciona gás a ela, deixando-a muito mais agradável.

Sucos, chá, limonada, bebidas energéticas, vinho, coquetéis artesanais pré-misturados e muito mais. Você escolhe o que vai consumir.

Ela é extremamente fácil de usar e de limpar, e ainda não precisa de pilhas ou de eletricidade para funcionar. Ademais, a máquina é compacta e muito bonita.

4. Thickvalley One Touch

Melhor Máquina de Refrigerante Caseira

Máquina De Fazer água Com Gás, Máquina De Refrigerante Com Garrafa De água Reutilizável Sem Bpa De 1L E Cilindro De Gás Co2 De 600Ml, Faça água Com Gás Caseira, Suco E Coquetel

  • Cor: branca
  • Material: corpo principal em ABS e Garrafa de água PET (sem BPA)
  • Com garrafa de água reutilizável sem BPA com capacidade de 1 litro
  • Acompanha cilindro de gás CO2 de 600 mL

A máquina de água com gás One Touch é um dos melhores produtos do segmento que existem atualmente.

Ela vem com uma garrafa de água livre de BPA, com um litro de capacidade, que pode ser reutilizada quantas vezes você quiser.

Ela funciona com um cilindro de gás de 600 mL, que serve para transformar água pura em água faseificada rapidamente, em apenas 3 segundos.

Com sistema one touch, basta um único toque no botão para que toda a magia aconteça. O design fino e compacto é adequado para qualquer ambiente, seja em casa ou no escritório.

5. Wolfmoutiy ‎Sparkling Water Maker

Máquina de Refrigerante Boa e Barata

Você pode usufruir da liberdade de preparar as suas próprias bebidas gaseificadas sem precisar investir muito em um equipamento adequado para isso.

Com esta máquina é possível ter bebidas de vários sabores em apenas alguns segundos, de maneira extremamente simples e prática.

Seja para momentos de lazer, refeições no dia a dia ou festas, esta é uma ótima opção para ter as bebidas que você mais gosta a qualquer momento.

Conclusão

Todo mundo que gosta e consome frequentemente bebidas gaseificadas deveria ter uma máquina de refrigerantes.

Dessa forma é possível ter as bebidas que mais gosta de maneira simples e rápida, economizando dinheiro e contribuindo com a preservação ambiental.

Sendo assim, agora que você já sabe quais são as melhores máquinas de refrigerante do ano, pode escolher a sua favorita considerando os principais critérios de compra.

Deixe um comentário