Quarto

Melhores Máquinas de Costura

Escrito por Redação Homely360

Publicado em

As melhores máquinas de costura são equipamentos ideais para quem gosta de criar as próprias peças e, também para quem trabalha com isso.

Todo mundo precisa de pequenos reparos nas roupas ocasionalmente. Por isso, vale muito a pena sempre ter uma máquina à disposição para conseguir fazer tudo bem rapidinho.

No entanto, para que o trabalho fique bem feito, é necessário ter um equipamento de qualidade e que seja adequado às suas necessidades.

Hoje em dia existem modelos portáteis, que são bem pequenos e práticos, além das máquinas domésticas e de uso industrial.

Mas cada um deles possui suas particularidades, e as funcionalidades podem variar bastante. Então, é preciso ter bastante cuidado para comparar os produtos da maneira certa.

Sendo assim, continue lendo este artigo para saber mais sobre como comparar os itens e, também, para descobrir quais são as melhores máquinas de costura para comprar hoje.

Melhores Máquinas de Costura em 2024

Singer Facilita Pro 4432Singer Facilita Pro 4432Melhor Máquina de CosturaVer na Loja
Lenoxx Multi Points PSM101Lenoxx Multi Points PSM101Máquina de Costura Portátil Boa e BarataVer na Loja
YAMATA FY33YAMATA FY33Melhor Máquina de Costura Industrial OverlockVer na Loja
YAMATA FY55YAMATA FY55Melhor Máquina de Costura Industrial Interlock Ver na Loja
YAMATA ‎FY8700YAMATA ‎FY8700Melhor Máquina de Costura Reta IndustrialVer na Loja
Singer SC220-RD EletrônicaSinger SC220-RD EletrônicaMelhor Máquina de Costura SingerVer na Loja
Elgin Premium JX 10000Elgin Premium JX10000Melhor Máquina de Costura ElginVer na Loja
Singer Patchwork 7285Singer Patchwork 7285Máquina de Costura com Pontos DecorativosVer na Loja
BRACOB Direct Drive BC-4000-DBRACOB Direct Drive BC-4000-DMelhor Máquina de Costura GaloneiraVer na Loja
SINGER 01663SINGER 01663Máquina de Costura PortátilVer na Loja

O que são máquinas de costura e quais as suas utilidades?

Máquinas de costura são equipamentos muito práticos, que auxiliam na execução de costuras de maneira automatizada.

Para isso, elas funcionam realizando movimentos contínuos com agulha e linha. Essa linha passa pela agulha e depois é laçado por uma segunda, que fica enrolada em uma bobina na parte inferior do aparelho.

Esse é o dito ponto entrelaçado, que só é possível graças à movimentação por pedal ou motor elétrico.

Mas você precisa saber que existem diversos tipos de pontos, que vão desde os mais básicos e simples, até os mais complexos, como os decorativos.

E é essa diversidade que mais diferencia os modelos de máquinas de costura. Além disso, existem produtos que podem ser usados para pregar zíperes e botões.

Por que usar máquinas de costura?

O primeiro ponto importante sobre porque usar máquinas de costura ao invés de dar pontos à mão é a agilidade.

Principalmente em costuras mais extensas, dar os pontos à mão pode ser extremamente demorado e cansativo.

Além disso, as máquinas proporcionam um resultado final muito mais simétrico, e a costura fica bem mais firme do que quando feita à mão.

Isso se deve em partes ao posicionamento da linha, que na máquina fina na parte de baixo. No caso da costura à mão, a linha fica na parte superior.

Outra vantagem de costurar à máquina é a possibilidade de regular melhor o tamanho dos pontos.

Informações importantes sobre esses produtos

Antes de saber quais são as melhores máquinas de costura do momento, você precisa conhecer alguns dos termos mais importantes usados.

Somente assim poderá comparar os produtos de maneira adequada e escolher o melhor para você. Explicaremos alguns deles em detalhes.

  • Braço livre: presente em alguns modelos, é um recurso bem interessante que deixa os seus braços livres para a movimentação. Isso porque é possível remover a extensão da base da máquina de costura. Assim é mais fácil costurar bainhas de calças, mangas de camisa e outros tecidos dobrados em forma de tubo;
  • Cabeçote e pedal: parte superior e frontal das máquinas de costura. É nessa região que se localizam a agulha e as engrenagens. Por outro lado, o pedal fica na região oposta e, quando pressionado, controla a velocidade da costura. Há modelos sem pedal, que possuem apenas controlador de velocidade;
  • Caseador: em formato de gancho, essa é uma peça que possui ponta afiada e que pode ser usada para furar o tecido onde será colocado um botão. Mas fique atento porque existem várias medidas;
  • Sapata ou sapatilha: ajuda a deixar o tecido fixo na base das máquinas de costura, impedindo assim que ele se mexa, entortando a costura. Existem modelos que ajudam a fazer bainha, pregar zíper e, até mesmo para a costura de tipos mais específicos de tecidos;

Essas são as principais funções e termos que você vai ter contato na hora de escolher uma entre as melhores máquinas de costura.

Por isso, fique esperto quando eles aparecerem e, não se esqueça de que apesar de terem o mesmo nome, ainda pode haver variação de tamanho ou tipo.

Vantagens e desvantagens da máquina de costura

Máquinas de costura são indispensáveis para a indústria e, também para pessoas que trabalham com isso.

Mas mesmo em situações comuns, existem vantagens em se adquirir um produto desse tipo. Hoje em dia existe uma enorme variedade de modelos e, sempre haverá uma que se adapta às suas necessidades.

Existem as portáteis, por exemplo, que são ótimas para reparos mais simples e tecidos mais leves. Além disso, você pode levar uma na sua bolsa.

Há também modelos que vêm em maletas com alças e que também podem ser facilmente transportados e colocados em qualquer cantinho da sua casa ou atelier.

Deve-se considerar ainda a praticidade em se utilizar esses produtos, que são relativamente simples de manusear.

É claro que existem máquinas de costura industriais que são mais complexas, mas vários modelos domiciliares são bastante intuitivos. Assim, basta um pouco de treino para você conseguir usar esses itens sem maiores dificuldades.

A eficiência elevada e o acabamento superior são pontos positivos nas máquinas de costura. A maior parte delas é pensada para proporcionar um resultado profissional.

Em relação à desvantagem, pode-se citar que o preço é bastante elevado nos modelos profissionais. Mas se você estiver em busca de um acabamento bom, vale a pena investir.

O tamanho e peso de alguns produtos também pode ser considerado desvantajoso. Mas tudo depende do uso que você pretende fazer.

Modelos mecânicos ou eletrônicos?

Uma questão importante a comentar aqui é que existem máquinas de costura mecânicas e eletrônicas.

Você precisa conhecer melhor cada uma delas porque esse é um dos pontos a se definir antes mesmo de começar a buscar pelos melhores modelos.

A máquina de costura com funcionamento mecânico é controlada de forma inteiramente manual, e o acionamento algumas vezes pode ser por pedal.

Os modelos eletrônicos, em geral, possuem mais possibilidades de ajustes de funções. Geralmente o acionamento é automático.

Existem máquinas de costura que colocam a agulha na linha sozinhas, enquanto que há outras que possuem painel de LCD para configurações antes de iniciar o trabalho.

As máquinas eletrônicas possuem um motor que controla o funcionamento e, que tem a capacidade descrita em rotações por minuto (RPM).

Dessa forma, o número de giros a cada 60 segundos é diferente dependendo do modelo da máquina. Quanto maior for esse valor, mais veloz é a costura, ou seja, mais eficiente é a máquina.

Esses modelos são mais fortes e conseguem executar movimentos mais rapidamente, mas eles são mais caros e consomem mais energia elétrica.

Fatores de comparação dos modelos de máquinas de costura

Escolher uma entre as melhores máquinas de costura do mercado não é uma tarefa simples. Você precisa escolher entre pontos básicos e decorativos.

Além disso, existem funções mais específicas que podem ou não estar presentes. Para te ajudar nessa comparação, fizemos uma lista de pontos importantes para você observar.

Então vamos lá:

Observe a dificuldade de uso

Sobretudo se você não tiver muita prática com o uso de máquinas de costura, precisa observar o nível de dificuldade de manuseio de cada uma.

Nesse sentido, as máquinas portáteis são as mais simples, visto que possuem menos funcionalidades e são bem mais práticas.

Mas os modelos eletrônicos também são bastante intuitivos, visto que é preciso apenas selecionar as características desejadas e iniciar os movimentos do aparelho.

A máquina se ajusta sozinha, bastando então posicionar o tecido da maneira que você deseja.

Por outro lado, se você já tiver um pouco de prática, não terá problemas em manusear as máquinas de costura mais avançadas e cheias de recursos.

Opções de pontos nas máquinas de costura

As máquinas de costura possuem vários tipos de pontos e, as opções variam de um modelo para o outro também.

Sendo assim, antes de escolher a melhor máquina para as suas necessidades, você deve observar essa questão.

Você precisa apenas dos pontos mais simples? Ou necessita de tipos mais específicos e decorativos.

Se você trabalha com costura profissional, vai precisar de pontos mais específicos, para obter um acabamento mais bonito.

Você encontra a descrição do número e dos tipos de pontos de costura no manual de instruções e nas características dos produtos.

As máquinas mais simples costumam ter cinco ou seis tipos de pontos. Outras mais avançadas possuem 12. Mas existem as profissionais que chegam a ter entre sessenta e cem pontos.

Mas existem alguns tipos de costura que são mais comuns e que você precisa conhecer. São elas:

  • Reta: é o tipo mais comum de costura, que cria uma costura pontilhada em linha. É a mais usada para unir partes de tecido de maneira geral;
  • Galoneira: usado para firmar a bainha, é bastante utilizado em camisetas e em roupas de academia;
  • Invisível: a costura fica concentrada na parte de trás das peças de roupas. Isso deixa os pontos praticamente imperceptíveis e, ficam muito bem em tecidos mais delicados;
  • Overloque: a costura ganha um aspecto de entrelaçado, o que é ótimo para dar acabamento e, para evitar que a peça desfie com o tempo;
  • Interloque: costura composta tanto por pontos overloque quanto por costura reta, é bastante utilizada em camisas, por exemplo;
  • Cadeia: nesse tipo de costura é usado um gancho que se mexe junto com a agulha, para criar o sincronismo de formar um laço a cada ponto;
  • Trança: a costura é composta por duas linhas, o que contribui para deixar a costura mais firme.

Todos esses tipos de pontos são possíveis por causa do sistema de motor e engrenagens das máquinas de costura.

O motor fica conectado a uma polia por meio de uma correia. Esse mecanismo faz com que a agulha vá para cima e para baixo, formando assim os pontos.

A manutenção é essencial para as máquinas de costura

Se você está em busca de uma entre as melhores máquinas de costura, deve se atentar ao bom funcionamento ao longo do tempo também.

Então, observe quais ações devem ser feitas com frequência para a manutenção do produto. Para um bom funcionamento, é essencial limpar com frequência.

Isso pode ser feito com um pincel todas as vezes que você usar o aparelho. Você pode ainda limpar o corpo da máquina com um pano úmido. Só não se esqueça de deixar secar bem.

Lubrificar as engrenagens com silicone também é essencial para o bom funcionamento, sem que o motor sofra danos.

Essas são ações que você pode fazer sozinho. Mas às vezes a máquina precisará de um técnico. Por isso, veja se o modelo escolhido tem assistência eficiente e próxima à sua casa.

Outros recursos úteis

Alguns modelos de máquinas de costura possuem recursos extras, que incluem configurações diferentes de costura.

Regulagem de largura do ponto e caseador automático para pregar zíper e botão, são alguns dos principais exemplos.

Há ainda modelos de máquinas que contam com iluminação de LED, que permite uma melhor visualização do tecido sendo costurado.

Mesa extensora móvel, gavetas e kits de acessórios são mais alguns dos recursos que podem estar presentes e que deixam o seu trabalho bem mais simples e prático.

Quais são as melhores máquinas de costura?

Aprender a arte da costura é algo excelente, seja para fazer ou reparar as próprias roupas, quanto para fazer disso um grande negócio.

Mas é preciso escolher um bom modelo, que seja adequado para as suas necessidades para obter todos os benefícios que esse produto pode oferecer.

Sendo assim, veja a seguir quais são as melhores máquinas de costura do momento, e escolha a que mais combina com você.

1. Singer Facilita Pro 4432

Melhor Máquina de Costura

Máquina de Costura Singer Facilita Pro 4432-110v

  • 32 pontos (incluindo pontos flexíveis) e 01 casa de botão
  • Costura com agulha dupla
  • Velocidade de até 1.100 pontos por minuto da costura

Se você conhece um pouco sobre máquinas de costura, deve saber que a Singer é uma das líderes de mercado.

Existem produtos de vários modelos, com funcionalidades e preços variados. Mas a qualidade e eficiência estão presentes em todos eles.

Por isso, um produto desta marca ocupa o primeiro lugar da nossa lista. A Singer Facilita Pro 4432 é um modelo de qualidade e alta resistência.

Ideal para vários tipos de tecido, esse é um produto em que realmente vale muito a pena investir. Com estrutura interna metálica, é capaz de fazer pontos fortes, em pouco tempo.

A velocidade de trabalho chega a até 1.100 pontos a cada minuto de costura.

2. Lenoxx Multi Points PSM101

Máquina de Costura Portátil Boa e Barata

Máquina de Costura Portátil Multi Points Lenoxx Branco

  • 12 Opções de Pontos
  • 2 Níveis de velocidade
  • Acompanha pedal acionador

Máquinas de costura portáteis são ótimas para quem busca praticidade e velocidade para as suas costuras.

Esse modelo Lenoxx é fabricado a partir de materiais de qualidade, altamente reforçados e, conta com recursos legais para o uso no dia a dia.

São duas velocidades de costura a serem controladas por meio de pedal, além de doze tipos diferentes de pontos para diversas situações.

A lâmpada embutida auxilia na melhor visualização dos pontos durante a costura, e o braço livre ajuda nas costuras tubulares.

Assim, é possível movimentar o tecido sem perder o ponto que estava fazendo, estragando o trabalho.

Para maior facilidade de uso, esse modelo conta ainda com pés antiderrapantes e gaveta para organizar os seus acessórios.

3. YAMATA FY33

Melhor Máquina de Costura Industrial Overlock

Máquina Industrial Overlock FY33 (110)

  • Tipo de agulha: DCX27
  • Velocidade máxima: 6.500 rpm
  • Tamanho do ponto: 0,5 a 5,3 mm

Máquinas de costura industriais são os melhores modelos para quem trabalha com costura em grande escala.

A máquina de costura industrial overloque Yamata FY33 é altamente resistente, durável e produtiva.

Ela é elaborada para oferecer praticidade e ter qualidade. E é uma excelente escolha para quem precisa costurar tecidos como algodão e malha, podendo ser usada para a preparação ou acabamento dos produtos.

Pode ser usada em vários tipos de tecidos, leves, médios ou pesados, seja na união entre tecidos ou no acabamento.

Com ela é possível fazer qualquer tipo de peça. E tudo isso de forma simples e prática, com esta máquina overloque de uma agulha e três fios.

Além disso, ela tem alta rotação e lubrificação automática, que tornam o trabalho mais eficiente. O cárter blindado, menor índice de ruído e redução da vibração também ajudam a deixar esta máquina mais agradável de usar.

4. YAMATA FY55

Melhor Máquina de Costura Industrial Interlock

Máquina Industrial Interlock FY55 (110)

  • 6.000 pontos por minuto
  • Motor de 1/2 hp
  • Largura do Overlock de 5 mm

Se você está em busca de uma das melhores máquinas de costura interlock, acabou de encontrar o produto ideal.

Esse modelo faz ponto corrente e consegue executar seis mil por minuto. Ou seja, possui uma taxa de eficiência elevadíssima.

Por mais que a velocidade seja muito elevada, esse modelo tem índice reduzido de ruído, além do sistema de lubrificação automático.

Tem também um sistema de reservatório de silicone, tanto na parte de cima quanto na parte de baixo. E por meio do visor é possível observar facilmente o nível e o fluxo do óleo.

5. YAMATA ‎FY8700

Melhor Máquina de Costura Reta Industrial

Esta é mais uma das melhores máquinas de costura YAMATA, responsáveis pela execução de pontos de maneira eficiente e prática.

Ideal para costura reta, esse modelo alcança a marca de 5.500 pontos por minuto e, conta com sistema de lubrificação automática.

Esse modelo conta com enchedor de bobina, além de uma lançadeira pequena de movimento horizontal.

Há ainda a alavanca por meio da qual é possível fazer facilmente o arremate inicial e final. Nesse modelo está presente o sistema de levantamento do calçador por meio de alavanca e joelheira.

A estante também apresenta a opção de regulagem de altura que facilita bastante o uso.

6. Singer SC220-RD Eletrônica

Melhor Máquina de Costura Singer

Máquina de Costura Singer, SC220-RD, Eletrônica, Bivolt

  • 200 pontos (incluindo pontos flexíveis) e 09 casas de botão
  • 1 Fonte de letra costurada
  • Iluminação por LED

Esta é considerada a melhor entre as máquinas de costura Singer devido aos recursos que ela possui.

Esse é um modelo eletrônico portátil, com duzentas opções de pontos e recurso para fazer casa de botão.

Com isso, você vai conseguir criar e colocar em prática a costura de peças de roupas para toda a família e, também para vender para fora, se esse for o seu objetivo.

Com design moderno e bastante compacto, esta máquina cabe em pequenos espaços e combina com qualquer ambiente.

Com ela vai ficar mais fácil fazer qualquer tipo de costura. Isso porque, esta máquina é projetada para facilitar esse tipo de serviço.

Agora você pode usar toda a sua criatividade para fazer roupas ou também vários tipos de acessórios.

Ademais, ela vem com uma fonte de letra, tecla de ligar e desligar sem precisar do pedal e luz de LED que facilita a visualização da costura.

7. Elgin Premium JX 10000

Melhor Máquina de Costura Elgin

Maquina de Costura Premium Elgin Branco / Rosa 1

  • 100 pontos
  • Painel de Controle com visor LCD
  • Caseado Automático com 8 Modelos

Esta é uma das melhores máquinas de costura, que pertence à linha Premium da Elgin e possui uma série de recursos interessantes.

Ela tem cem opções de pontos, sendo que entre eles existem os mais comuns e, também aqueles que são decorativos.

Além disso, ela prega zíperes e botões, sendo útil na confecção de caseados. Isso tudo sem você precisar se preocupar com nada.

Basta programar a máquina selecionando o que deseja por meio da tela de LCD, que ela faz todo o trabalho praticamente sozinha.

Quando você seleciona um tipo de ponto, a máquina faz o ajuste do comprimento e da largura sozinha.

8. Singer Patchwork 7285

Máquina de Costura com Pontos Decorativos

Máquina de Costura Singer, Patchwork 7285, Eletrônica, 127V

  • 91 pontos Flexíveis e Decorativos
  • 6 tipos de Casa de botão
  • Painel de Controle com visor LCD

Máquinas de costura portáteis são mais simples e práticas de se utilizar. E o modelo Singer Patchwork 7285 pode ser a melhor opção para a sua residência e seu trabalho.

Esta é uma entre as melhores máquinas de costura para quem está começando a costurar agora, visto que é prática de utilizar e extremamente funcional.

Seja para consertos, acabamentos ou para a criação de peças de roupas, é uma ótima opção investir nesse modelo.

Como ela é leve e compacta, é possível levar para onde você precisar, seja dentro da sua residência, ou na casa de clientes.

Um ponto relevante nesse produto é a precisão com que trabalha para executar diferentes projetos, oferecendo alta qualidade e resultados incríveis.

Ao terminar a costura, é possível usar a função de retrocesso para fixar os últimos pontos e fazer a finalização.

Além disso, você pode escolher se prefere mover o tecido para a frente ou para trás. Isso ajuda a fazer uma costura mais resistente, sem desgastes e desfiamentos.

9. BRACOB Direct Drive BC-4000-D

Melhor Máquina de Costura Galoneira

Máquina de Costura Galoneira Industrial Direct Drive 3 Agulhas, 5 Fios BC-4000-D - BRACOB (110)

  • Rotação máxima: 3.000 RPM
  • Motor Direct Drive 550W
  • 3 agulhas e 5 fios

Máquina de costura Galoneira é a melhor opção para o seu dia a dia. Ela te dá três agulhas, de modo a deixar o trabalho mais prático e atender as suas principais necessidades.

Nesse modelo de máquina de costura Overlock e Ultralock  da Janome, a largura da costura é de 6,35 mm, ideal para a costura de vários tipos de peças de roupas.

Por mais que esta seja uma máquina de uso doméstico, ela foi projetada para oferecer praticidade e eficiência de nível industrial.

Dessa forma, é possível das às peças um acabamento incrível em qualquer que seja o seu projeto de costura.

Precisão e potência são características importantes nesse produto que é perfeito para uso profissional.

Mas esse é também um modelo bem simples de usar, sendo uma ótima opção para quem está começando a costurar.

10. SINGER 01663

Máquina de Costura Portátil

SINGER Máquina de consertar rápida portátil de costura 01663

  • Potência: 4,8W
  • Fonte de alimentação: Bateria
  • Inclui fios, bobinas, agulhas e eixo de linha

Entre as melhores máquinas de costura, não poderia faltar um modelo mecânico portátil. E o melhor de tudo é que esse produto é movido à pilha.

Leve e portátil, esta pequena maquininha é ideal para pequenos reparos e costuras em tecidos mais leves.

Assim, você não precisa de ajuda profissional para costurar furos nas roupas ou fazer barras de calças, por exemplo.

Basta um simples toque em um botão para fazer esse aparelho funcionar. E dá até para costurar cortinas sem tirá-las do lugar.

Conclusão

As máquinas de costura são equipamentos muito necessários na hora de criar ou reparar peças de roupas e outros acessórios de tecido.

Seja você um profissional ou alguém que queira apenas um produto para ter em casa quando necessário, sempre existirá um modelo ideal para as suas necessidades.

Mas lembre-se de que a diversidade de produtos é enorme e, você precisa ter cuidado ao fazer uma escolha para não errar e se arrepender mais tarde.

Agora que você chegou ao final desse texto, está pronto para escolher uma entre as melhores máquinas de costura da nossa lista de sugestões.

Deixe um comentário