Escritório

Melhores Cortinas de Ar

Escrito por Redação Homely360

Publicado em

Para ambientes por onde passam muitas pessoas, as melhores cortinas de ar costumam ser excelentes. Um exemplo disso é a instalação desses equipamentos em locais como shoppings, escolas e empresas em geral.

Esses equipamentos ajudam na ventilação, mas ao fazer a compra é importante escolher um modelo adequado ao ambiente onde ele ficará.

Além disso, busque por uma marca reconhecida e que fabrique produtos de qualidade elevada. Também é importante analisar outros pontos, como potência e velocidade, por exemplo.

Para te auxiliar com essa escolha, falaremos a seguir sobre as cortinas de ar, como escolher e quais são os melhores modelos que existem atualmente. Então, não perca!

Melhores Cortinas de Ar para 2024

Agratto MOD-CAR09 02Agratto 90cmMelhor Cortina de Ar CondicionadoVer na Loja
Springer 150 cm ACF12S55Springer 150cm ACF12S55Melhor Cortina de Ar PráticaVer na Loja
Elgin Compact 45CAD3012002Elgin Compact 45CAD3012002Melhor Cortina de Ar 120 cm9% OFFVer na Loja
Philco PCA3009MPhilco PCA3009MCortina de Ar Mais Popular no MercadoVer na Loja

O que são e para que servem as cortinas de ar?

Basicamente, as cortinas de ar são equipamentos que servem justamente para criar um fluxo intenso de ar, visando isolar termicamente um determinado ambiente.

É provável que você já tenha visto um equipamento desse tipo colocado sobre uma porta. Com o fluxo de ar para baixo, ela forma como uma lâmina, que ajuda a minimizar a troca de calor entre o ambiente externo e interno.

Além dessa função, a barreira também impede a entrada de insetos, sujeiras e quaisquer partículas indesejadas.

Para facilitar o fluxo de pessoas, em muitos locais se utiliza uma cortina de ar juntamente com o ar-condicionado, o que possibilita deixar a porta aberta.

Se usar uma cortina de ar, não preciso de ar-condicionado?

Algo bastante importante quando se fala em cortina de ar é entender que este equipamento é diferente de um ar-condicionado.

O intuito neste caso é o de criar justamente uma barreira de ar, mas o equipamento não ajuda a climatizar o local.

Sendo assim, ao impedir a troca de calor entre o interior e o exterior, a cortina de ar ajuda a deixar a temperatura mais confortável.

Apesar disso, não substitui o ar-condicionado, uma vez que não tem nenhum sistema de resfriamento.

Sendo assim, se a intenção for deixar o ambiente gelado ou aquecido, é preciso investir em um ar-condicionado ou aquecedor, juntamente com a cortina de ar.

Assim, mesmo que as portas se abram várias vezes para a entrada e saída de pessoas, o ambiente interno permanece confortável.

É comum, inclusive, que as portas fiquem completamente abertas sem que isso provoque nenhum tipo de problema.

Fatores importantes para escolher uma das melhores cortinas de ar

Antes de comprar uma cortina de ar, é preciso se certificar sobre a qualidade do produto e também verificar se ele é realmente adequado para as suas necessidades.

Para isso, é importante ter atenção a vários pontos fundamentais. Para te auxiliar nessas análises, falaremos a seguir sobre quais são os principais fatores de comparação entre os modelos de cortinas de ar.

Velocidade e potência

O objetivo principal das cortinas de ar é formar uma lâmina na porta, então para que seja eficiente, deve ter uma boa potência e velocidade, não é mesmo?

Na maioria dos modelos, a potência fica entre 100 e 350W. E quanto maior for este número, maior tende a ser a força do vento e também o consumo de energia.

Por outro lado, em locais onde haja também ar-condicionado, uma cortina de ar eficiente ajuda a economizar energia, uma vez que é possível diminuir a intensidade do ar.

Em relação à velocidade, existem modelos de cortinas de ar que possuem uma ou duas opções. Deve-se preferir aqueles com duas velocidades, uma vez que nesse caso a autonomia é maior.

Fluxo das cortinas de ar

O volume de ar nesses aparelhos geralmente fica acima de 1.200 m³/h, podendo chegar até 5.580 m³/h.

É importante se atentar a isso porque quanto maior for o fluxo de pessoas, maior deve ser o volume de ar que a cortina elimina por hora.

Com fluxo de pessoas intermediário, como bares e restaurantes, deve-se investir em um modelo com volume de ar acima de 1.900 m³/h.

Para hospitais, shoppings e outros locais onde o fluxo seja intenso, o ideal é escolher um produto com capacidade acima de 2.800 m³/h.

Índice de ruído

Considerando que se pode usar cortinas de ar em locais como escritórios, hospitais, lojas, escolas e outros ambientes, é importante verificar o nível de ruído do aparelho.

Se você passar o dia inteiro ouvindo um som em volume elevado, pode acabar irritado ou, até mesmo, ter problemas auditivos.

Sendo assim, principalmente no caso de cortinas que ficam muito próximas às pessoas e que funcionam o dia todo, deve-se priorizar modelos com nível de ruído inferior a 65 dB.

Dimensões e peso das cortinas de ar

Verificar o tamanho das cortinas de ar também é algo importantíssimo para garantir que ela seja adequada ao ambiente onde será colocada.

Modelos menores geralmente são mais simples e possuem um fluxo menos intenso, sendo recomendada para lojas e escritórios.

No caso de locais maiores, onde muitas pessoas entram e saem o tempo todo, como shoppings e hospitais, deve-se priorizar os modelos maiores.

Tenha atenção ao tamanho da porta onde a cortina de ar vai ser colocada e considere também o peso do equipamento na hora da instalação.

Existem modelos de cortinas de ar que possuem baixo peso, em torno de 6,7 Kg, por exemplo. Mas também há outros muito grandes e pesados, que chegam a mais de 23 Kg.

Quais são as Melhores Cortinas de Ar?

Após aprender a comparar os diferentes modelos de cortinas de ar para fazer a escolha ideal, está na hora de fazer a compra.

Como nem sempre é fácil escolher um produto de qualidade e boa funcionalidade, a seguir mostraremos quais são as melhores cortinas de ar que existem hoje.

1. Agratto MOD-CAR09 02

Melhor Cortina de Ar-Condicionado

Cortina de Ar com Controle Remoto, Branco, 90cm, 220v, Agratto
19 Avaliações
Cortina de Ar com Controle Remoto, Branco, 90cm, 220v, Agratto
  • Velocidades: 2
  • Potência: 140W
  • Nível de ruído: 65 dB
  • Comprimento: 90 cm
  • Peso: 6,7 kg

Este modelo está em primeiro lugar na nossa lista de melhores cortinas de ar atualmente por conta das suas características e recursos.

Primeiramente, o modelo conta com controle remoto, que torna bem mais fácil a configuração. Ademais, são duas velocidades, proporcionando assim uma maior versatilidade.

Indicada para ambientes nos quais a porta fique aberta, esta é uma cortina de ar de fácil instalação e que é bastante eficaz em impedir a troca de calor entre o meio interno e externo.

Com 90 centímetros, ela é perfeita para portas comuns, sendo indicada para ambientes comerciais.

Além de manter a temperatura ideal, esta cortina de ar impede a entrada de insetos e também de odores desagradáveis.

Com potência de 140W, este é um modelo que funciona super bem, tem uma boa velocidade e, ao mesmo tempo, não tem um gasto tão elevado de energia elétrica.

Pros

  • Com controle remoto;
  • Nível de ruído adequado;
  • Boa eficiência.

Contras

  • Potência e vazão baixas

2. Springer 150 cm ACF12S55

Melhor Cortina de Ar Prática

Cortina de Ar Springer 1,50m com controle remoto 220v ACF12S55
4 Avaliações
Cortina de Ar Springer 1,50m com controle remoto 220v ACF12S55
  • Velocidades: 1
  • Potência: 280W
  • Nível de ruído: 51 dB
  • Comprimento: 150 cm
  • Peso: 12 kg

A Springer é uma marca de renome quando se fala em equipamentos de ar-condicionado e cortinas de ar.

Atualmente a marca é uma das maiores que existem, e os seus produtos costumam agradar aos consumidores.

E este é um modelo bastante eficiente, que se ajusta super bem a locais onde haja um fluxo de pessoas mais elevado.

O equipamento é bastante eficiente em formar uma barreira que impede a troca de calor entre o ambiente interno e externo, além de reduzir a entrada de partículas de sujeira e insetos.

Com 150 centímetros de comprimento e 280W, este é um modelo de bom tamanho e potência para uso em vários locais, incluindo shoppings, restaurantes, bares, hotéis e supermercados, por exemplo.

O modelo é versátil, uma vez que conta com duas velocidades, sendo uma mais elevada e outra um pouco mais baixa.

Com baixo nível de ruído, esta é uma cortina de ar que pode ser usada em qualquer lugar.

O modelo vem com controle remoto que torna o uso da cortina de ar bem mais simples.

Pros

  • Controle remoto;
  • Nível de ruído reduzido;
  • Duas velocidades.

Contras

  • Poucas opções no controle remoto.

3. Elgin Compact 45CAD3012002

Melhor Cortina de Ar 120 cm

Cortina de Ar 120 cm 220v Elgin Compact 45CAD3012002
2 Avaliações
Cortina de Ar 120 cm 220v Elgin Compact 45CAD3012002
  • Velocidades: 12
  • Potência: 280W
  • Nível de ruído: 59 dB
  • Comprimento: 120 cm
  • Peso: 17 kg

Com 280W de potência, esta é mais uma das melhores cortinas de ar que existem atualmente para deixar o ambiente bem ventilado e confortável.

Graças aos motores de alto desempenho e ao ventilador centrífugo, este é um modelo muito eficiente em formar uma proteção contra poeira, fumaça, odores desagradáveis e insetos.

O modelo é excelente para locais onde haja grande fluxo de pessoas, uma vez que ele consegue proporcionar boa eficiência de climatização.

Compacta e funcional, esta é uma cortina de ar de 120 centímetros, ideal para escritórios, restaurantes, lojas, entre outros locais.

É possível escolher entre duas velocidades, sendo que a cortina pode chegar a até 12 m/s. Mesmo assim, o modelo tem nível reduzido de ruído.

Pros

  • 2 velocidades;
  • Controle remoto;
  • Baixo nível de ruído.

Contras

  • Pesado (17 quilos)

4. Philco PCA3009M

CORTINA DE AR PCA3009M 220V
1 Avaliações
CORTINA DE AR PCA3009M 220V
  • Velocidades: 2
  • Potência: 173W
  • Nível de ruído: 57 dB
  • Comprimento: 90 cm
  • Peso: 11,8 kg

Atualmente a Philco é uma das marcas mais bem conceituadas em vários ramos no mercado. E este modelo da empresa merece estar entre as melhores cortinas de ar do momento.

Entre as suas vantagens, podemos citar a presença de controle remoto e duas velocidades de operação. Isso torna este modelo de cortina de ar mais prático e versátil, sendo o seu uso adequado para praticamente qualquer ambiente.

Inclusive, esta cortina pode ser usada em escritórios devido ao baixo nível de emissão de ruído.

O modelo tem uma boa eficiência energética, uma vez que o consumo de energia é relativamente baixo.

Pros

  • Boa eficiência energética;
  • Ótimo custo-benefício;
  • Baixo nível de ruído.

Contras

  • Faixa de cobertura de apenas 90 centímetros.

Conclusão

Para locais onde as pessoas entram e saem o tempo todo, a instalação de uma cortina de ar pode ajudar bastante a deixar o ambiente confortável.

No entanto, o produto escolhido deve obedecer às características de cada lugar, incluindo o tamanho da porta e o fluxo de pessoas, por exemplo.

Outra dica importante é sempre fazer a limpeza da cortina de ar e assim evitar doenças respiratórias pois o acúmulo de pó é consideravelmente alto.

Agora que você já sabe tudo sobre isso, já pode escolher uma das melhores cortinas de ar que seja adequada para as suas necessidades.

Deixe um comentário