Cozinha

Melhores Azeites

Escrito por Redação Homely360

Publicado em

De tradição mediterrânea, os melhores azeites são ingredientes usados na culinária que ajudam a levar mais aroma e sabor aos alimentos.

O azeite também promove diversos benefícios para a saúde de quem o consome, sendo um alimento que deveria fazer parte da rotina alimentar de todas as pessoas.

O que talvez seja uma novidade para você é que existem vários tipos de azeites no mercado, e eles variam em relação às propriedades e composição.

No entanto, o extravirgem é o mais recomendado por ser capaz de proporcionar muitos benefícios ao coração e ao organismo quando consumido em quantidades adequadas.

Hoje em dia existem muitas marcas que produzem azeite, o que acaba confundindo o consumidor na hora da compra.

Pensando nesta dificuldade, elaboramos este guia de compras que vai te ajudar a conhecer melhor este ingrediente e a escolher entre os melhores azeites do mercado.

Melhores Azeites de Oliva 2024

Melhores Azeites Top de Linha
Orfeu ArbosanaOrfeu ArbosanaMelhor Azeite de Oliva ExtraVirgem FrutadoVer na Loja
Savitar PalhaSavitar PalhaMelhor Azeite com Trufa Negra Importado da ItaliaVer na Loja
Paganini GrezzoPaganini GrezzoMelhor Azeite Italiano Extra VirgemVer na Loja
Colavita Azeite Extravirgem de OlivaColavita Azeite Extra Virgem de OlivaMelhor Azeite de Oliva PremiumVer na Loja
Herdade do Esporão 191Herdade do Esporão 191Melhor Azeite de Oliva Orgânico Extra VirgemVer na Loja
Deleyda Azeite Chileno PremiumDeleyda Azeite Chileno PremiumMelhor Azeite de Oliva Extra VirgemVer na Loja
Melhores Azeites Custo-Benefício
Montosco TartufoMontosco TartufoMelhor Azeite Extra Virgem Italiano Trufado16% OFFVer na Loja
Gallo ReservaGallo ReservaMelhor Azeite Extra Virgem Sabor IntensoVer na Loja
Gallo Extravirgem ClássicoGallo Extra Virgem ClássicoMelhor Azeite de Oliva Sabor ClássicoVer na Loja
Native Azeite de Oliva Extravirgem OrgânicoNative Azeite de Oliva Extra Virgem OrgânicoMelhor Azeite Custo-BenefícioVer na Loja
Azeites mais Baratos
Andorinha VintageAndorinha VintageMelhor Azeite com Sabor Marcante e Sem AmargorVer na Loja
Andorinha Vidro ExtravirgemAndorinha Vidro Extra VirgemAzeite Bom e BaratoVer na Loja
Borges Extra VirginBorges Extra VirginAzeite de Oliva Versátil Marca EspanholaVer na Loja

Por que os melhores azeites de oliva fazem bem para a saúde?

Muito se fala sobre o azeite de oliva extravirgem ser benéfico para a saúde, mas muitas vezes as pessoas sequer entendem o porquê disso.

Na verdade, um azeite de boa qualidade possui antioxidantes naturais, que atuam no organismo como anti-inflamatório.

Além disso, ele é repleto de vitamina e ômega 3, que são fundamentais para o funcionamento adequado do sistema cardiovascular e para a atividade cerebral.

Com altas concentrações de ácidos graxos monoinsaturados, o azeite de qualidade é capaz de elevar o colesterol bom e reduzir o ruim. Para isso, o consumo deve ser frequente.

No entanto, as quantidades de azeite incluídas na dieta podem variar de pessoa para pessoa. Desta forma, a melhor coisa a se fazer é conversar com o seu nutricionista para acertar as quantidades necessárias para o seu dia a dia.

Como escolher entre os melhores azeites de oliva?

Muita gente chega na prateleira de azeites do supermercado e simplesmente faz a escolha com base no preço dos azeites, sem considerar a qualidade e sem ler o rótulo dos produtos.

No entanto, para se adquirir um produto de boa qualidade, você deve ter bastante cuidado e observar algumas características.

Para que da próxima vez você saiba como escolher o produto ideal, falaremos sobre esses pontos importantes a seguir.

Tipo de azeite

Como já foi dito, existem vários tipos de azeite no mercado hoje. Sendo assim, o primeiro ponto a se observar na hora de escolher, diz respeito à pureza dele.

Basicamente, o azeite de oliva é um tipo de óleo de origem vegetal, proveniente do processo de prensagem de azeitonas.

Visando a conservação de sabor, aroma e dos nutrientes, este processo é feito a frio. E tem mais uma coisa a se saber: a melhor parte deste óleo é a que sai primeiro.

Este é o que se chama de azeite extravirgem, que tem grau de pureza de 100% e uma acidez que deve ficar abaixo dos 0,8%.

Além de aroma e sabor bem mais agradáveis, o azeite extravirgem também é o melhor para a saúde.

Os demais tipos, como a virgem e o refinado, passam por processos posteriores, feitos mecanicamente, o que pode levar o produto final a conter impurezas.

No entanto, para adquirir um produto de qualidade superior, é preciso desembolsar um pouco mais. Mas tenha certeza de que vale a pena fazer tal investimento.

Observe o local de origem

Muita gente nem se dá conta disso, mas observar o local de origem dos melhores azeites é algo importantíssimo.

Isso porque o tipo de terreno e o clima influenciam diretamente na qualidade das azeitonas e, consequentemente, na qualidade, aroma e sabor do azeite.

Hoje em dia é possível encontrar azeites de oliva de qualidade provenientes de vários locais do mundo.

No entanto, a Espanha ganha um bom destaque com os seus produtos, graças ao clima bastante propício.

Portugal também está em uma posição geográfica privilegiada neste sentido e tem um grande destaque neste mercado.

A Itália é mais um país que marca presença no mercado do azeite de oliva. Por lá existem centenas de tipos diferentes de azeitona.

Além da alta qualidade, os azeites italianos são mais encorpados e ainda podem trazer outros ingredientes adicionados, de modo que fiquem aromáticos e saborosos.

Para quem busca alguma opção mais acessível, existem ainda os azeites de oliva chilenos e brasileiros, que também têm potencial.

Fique de olho no tipo de embalagem

Como você viu no tópico anterior, os melhores azeites são considerados óleos frescos, extraídos a frio.

Inclusive, depois de aberta a embalagem, é importante consumir o produto rapidamente para evitar a oxidação.

Mas o que pouca gente sabe é que até mesmo a luz é capaz de degradar o produto. Sendo assim, para minimizar este problema, os melhores azeites vêm em embalagens escuras.

Então, você deve priorizar produtos que venham em garrafas de vidro escuro. Evite embalagens plásticas, pois elas permitem um maior contato do líquido com o ar, promovendo assim uma deterioração mais rápida.

De qualquer forma, mesmo que a garrafa seja de vidro e escura, é importantíssimo ter cuidado com o armazenamento.

Inclusive nas prateleiras de mercados esses produtos devem ficar em locais mais secos e frescos.

Outra questão importantíssima de se observar ao comprar um dos melhores azeites do mercado, é se a embalagem apresenta bico dosador retrátil, pois possibilita uma melhor vedação.

Tamanho da embalagem

Visto que os melhores azeites do mundo custam caro e são extremamente sensíveis, é preciso ter cuidado para não comprar uma embalagem muito grande e acabar deixando o produto estragar.

Sendo assim, o mais correto a se fazer é escolher um volume que acabe rapidamente. No mercado as embalagens de 250 mL e 500 mL são as mais comuns.

Além das embalagens menores, existem também as maiores, como as de 1 litro. Geralmente, os azeites especiais, com sabores diferenciados, vêm em embalagens menores.

Sempre pense no seu hábito de consumo antes de fazer a compra. E lembre-se de armazenar o azeite adequadamente.

O azeite orgânico é mais caro e mais saudável

Hoje em dia, existe uma grande preocupação em relação à adição de agrotóxicos no cultivo dos alimentos de origem vegetal.

Isso porque muitos desses produtos podem fazer mal à saúde quando ingeridos em quantidades elevadas e com muita frequência.

Sendo assim, considerando que você deve ingerir uma pequena quantidade de azeite todos os dias, pode ser uma boa ideia investir em um produto orgânico, cultivado completamente livre de agrotóxicos.

Nesse caso, além de se ter um produto ainda mais puro, ainda é possível contribuir com o meio ambiente, uma vez que esses agrotóxicos são contaminantes.

O cultivo ao natural faz com que as propriedades de aroma e sabor nesses produtos sejam especiais.

Diante de tantos benefícios, mesmo com um valor mais elevado, vale bastante a pena consumir um azeite de oliva orgânico.

Para escolher os melhores azeites, leia as informações na embalagem

Por mais que a legislação hoje em dia esteja mais rígida, ainda existem marcas que comercializam produtos como se fossem azeites de oliva, mas que não possuem as propriedades compatíveis com esse tipo.

Sendo assim, o rótulo pode ser o seu melhor amigo nesses casos, pois ali é possível encontrar informações importantes, sobre a origem, a acidez e o tipo de azeitona que foi utilizado no processo produtivo.

Além disso, fuja dos produtos que não colocam essas informações no rótulo. Quando o produto traz a descrição “elaborado com azeite extravirgem”, quer dizer que este não é um azeite puro, ou seja, que apenas uma parte dele é de azeite extravirgem.

Melhores azeites podem ter sabores diferenciados

Além dos azeites comuns, existem também aqueles que possuem aromas e sabores alternativos e são usados como ingredientes da alta cozinha.

Na Itália, por exemplo, é comum encontrar algumas marcas que adicionam trufas ao azeite, o que o deixa com um sabor muito especial e intenso.

Mas esses tipos não são de uso geral no dia a dia e devem ser usados em pratos específicos para realçar o sabor.

Quais são os melhores azeites?

Como você pode perceber, comprar um dos melhores azeites não é um processo tão simples e exige bastante atenção por parte do consumidor.

Sendo assim, se você ainda está um pouco confuso entre os tipos e marcas que existem, fique tranquilo.

Elaboramos uma lista com os melhores azeites do ano para você comprar e aproveitar ao máximo o aroma, sabor e as propriedades benéficas desses produtos.

Melhores Azeites Top de Linha

Se você é um amante da alta gastronomia e gosta de ter ingredientes realmente de qualidade na sua cozinha, dê uma olhada nos azeites a seguir.

1. Orfeu Arbosana

Melhor Azeite de Oliva Extravirgem Frutado

Azeite Orfeu Arbosana 350 ml
6 Avaliações
Azeite Orfeu Arbosana 350 ml

Origem: Brasil
Volume: 350 mL
Acidez: 0,2%

Este é um dos melhores Azeites do mundo, elaborado a partir de azeitona Arbosana, de maturação tardia e polpa mais firme, o resultado do processo é um óleo mais frutado, e pouco amargo.

As suas características fizeram com que este azeite recebesse Silver Medal no concurso EVO IOOC 2021.

As oliveiras se localizam na Fazenda Rainha, em Poços de Caldas-MG, mesmo local onde ocorre a extração a frio.

Todo o processo é realizado após no máximo duas horas da colheita, de modo que o azeite é fresco e possui baixa acidez e um nível reduzido de polifenóis. Além disso, a acidez máxima do produto é de apenas 0,2%.

2. Savitar Palha

Melhor Azeite com Trufa Negra Importado da Itália

AZEITE SAVITAR COM TRUFA NEGRA PALHA 250 ML
21 Avaliações
AZEITE SAVITAR COM TRUFA NEGRA PALHA 250 ML
  • Origem: Itália
  • Volume: 250 mL
  • Acidez: 0,1%

O Azeite Trufa Negra Savitar é um dos melhores azeites para quem busca um produto diferenciado e que adiciona um sabor bem marcante aos alimentos.

O produto é obtido por meio da infusão em azeite de oliva extravirgem de alta qualidade. As trufas utilizadas são provenientes de Savitar, um dos produtores mais renomados no mundo todo.

Como formas de uso sugeridas, este é o produto ideal para dar um sabor delicioso a molhos vermelhos, queijos e, até mesmo, omeletes.

3. Paganini Grezzo

Melhor Azeite Italiano Extravirgem

Azeite Italiano Grezzo Extra Virgem Paganini 1L
50 Avaliações
Azeite Italiano Grezzo Extra Virgem Paganini 1L
  • Origem: Itália
  • Volume: 1 L
  • Acidez: 0,5%

Grezzo Naturale Paganini é um dos melhores azeites de oliva de origem italiana, que é produzido seguindo os métodos mais tradicionais de fabricação.

Como ele provém do início do processo de prensagem das azeitonas, mantém as suas características de sabor e aroma muito bem preservadas.

A cor também é belíssima, sendo este um azeite escuro e turvo, uma vez que ele não passa por processo de filtração.

O sabor é deliciosamente frutado, e a acidez deste azeite é bastante adequada, tendo valores que ficam abaixo dos 0,5%.

4. Colavita Azeite Extravirgem de Oliva

Melhor Azeite de Oliva Premium

Azeite Extra Virgem De Oliva Colavita 500Ml
468 Avaliações
Azeite Extra Virgem De Oliva Colavita 500Ml
  • Origem: Itália
  • Volume: 500 mL
  • Acidez: 0,6%

A Colavita está entre as melhores marcas de azeite da Europa, e o produto italiano é considerado o melhor deles.

Além de ser produzido com azeitonas selecionadas de altíssimo nível, este produto não passa por filtragem, de modo que pode ser considerado completamente puro.

Com acidez de no máximo 0,6%, este é um azeite refinado, que pode deixar seus preparos ainda mais saborosos.

5. Herdade do Esporão 191

Melhor Azeite de Oliva Orgânico Extravirgem

Azeite de Oliva Orgânico Extra Virgem Herdade do Esporão 500 ml
39 Avaliações

Herdade do Esporão é um dos melhores azeites do mundo, sendo uma opção excelente e sem erro para quem busca por um produto português.

Considerado um dos azeites de oliva mais premiados de todo o mundo, este produto é detentor de várias medalhas, conquistadas ao longo da sua longa história no mercado.

Proveniente do olival dos Arrifes, este é um azeite que passa por um processo de extração criterioso, que resulta em um produto de altíssimo nível, que possui apenas 0,2% de acidez.

6. Deleyda Azeite Chileno Premium

Melhor Azeite de Oliva Extravirgem

Azeite Chileno Deleyda Extra Virgem Premium 500ml
57 Avaliações
Azeite Chileno Deleyda Extra Virgem Premium 500ml
  • Origem: Chile
  • Volume: 500 mL
  • Acidez: 0,2%

Entre os melhores azeites do mundo, os chilenos também se destacam, já que o país é um local repleto de oliveiras.

E o produto Deleyda é um dos que mais valem a pena, uma vez que ele é resultado de uso de vários tipos de azeitonas, incluindo arbequina, arbosana, coratina, koroneiki, frantoio e leccino.

A seleção da matéria-prima é extremamente criteriosa, resultando assim em um produto premium, com aroma de maçãs e ervas.

Melhores Azeites Custo-Benefício

Hoje em dia é possível encontrar muitos azeites de alta qualidade que possuem uma relação custo-benefício bastante interessante. Quer saber quais são eles? Então conheça alguns a seguir:

7. Montosco Tartufo

Melhor Azeite Extravirgem Italiano Trufado

Azeite Extra virgem Italiano Trufado Montosco Tartufo 125 ml
141 Avaliações
Azeite Extra virgem Italiano Trufado Montosco Tartufo 125 ml
  • Origem: Itália
  • Volume: 125 mL
  • Acidez: 0,5%

Mais um entre os melhores azeites aromatizados, este produto resulta da infusão de trufas, por meio de um processo totalmente natural, livre de substâncias químicas.

Isso garante um sabor e o aroma mais intensos, que permanecem no produto por muito mais tempo, realçando assim a sensação de frescor.

Este é um produto muito sofisticado, geralmente usado na alta gastronomia para a finalização dos pratos.

Além disso, pode ser usado como tempero para entradas, legumes, grelhados e carnes, por exemplo.

8. Gallo Reserva

Melhor Azeite Extravirgem Sabor Intenso

Azeite Gallo Extra Virgem Reserva - 500Ml
124 Avaliações
Azeite Gallo Extra Virgem Reserva – 500Ml
  • Origem: Portugal
  • Volume: 500 mL
  • Acidez: 0,4%

O azeite de oliva extravirgem Gallo Reserva é um produto de excelente qualidade, que apresenta uma relação de custo-benefício muito boa.

Este é um produto de origem portuguesa, extraído de ingredientes selecionados e de ótima qualidade.

Isso garante aroma e sabor intensos e que persistem por muito mais tempo. O equilíbrio entre amargo e picante é muito bom, e as notas frutadas se destacam.

Este é um produto conhecido no mercado mundial, e que já conquistou inúmeras premiações em países como a Alemanha, Bélgica, Estados Unidos e França.

Ele é excelente para uso geral na culinária, como para temperar vegetais, carnes, pães, e combinar com especiarias.

9. Gallo Extravirgem Clássico

Melhor Azeite de Oliva Sabor Clássico

Azeite Gallo Extra Virgem Clássico - 500Ml
1,669 Avaliações
Azeite Gallo Extra Virgem Clássico – 500Ml
  • Origem: Portugal
  • Volume: 500 mL
  • Acidez: 0,5%

O azeite Gallo é um dos produtos mais populares neste ramo que existem atualmente no Brasil, sendo um dos mais vendidos.

Por ter um bom custo-benefício, este pode ser o produto mais adequado para restaurantes e residências que utilizam os melhores azeites diariamente.

No entanto, a embalagem de vidro transparente pode deixar o sabor menos agradável. Isso se torna ainda mais evidente por conta da acidez que não é muito baixa.

Apesar de esta não ser a melhor escolha para as pessoas mais exigentes, ainda assim é um bom produto para o dia a dia.

10. Native Azeite de Oliva Extravirgem Orgânico

Melhor Azeite Custo-Benefício

Azeite de Oliva Extra Virgem Orgânico Native 250Ml
222 Avaliações
Azeite de Oliva Extra Virgem Orgânico Native 250Ml
  • Origem: Itália
  • Volume: 250 mL
  • Acidez: 0,3%

Os azeites orgânicos possuem ainda mais vantagens em relação aos comuns, uma vez que não é utilizado nenhum produto químico no processo de extração e nem no cultivo das azeitonas.

O resultado disso é um óleo de altíssima qualidade, que possui apenas 0,3% de acidez, e que tem certificação Eco Cert e selo de Produto Orgânico Brasil.

Além disso, ao adquirir um produto assim, é interessante considerar que a Native é uma empresa que prioriza a sustentabilidade e que possui certificações ambientais.

Azeites mais Baratos

Sim, é possível ter uma alimentação saudável, usando ingredientes saudáveis sem gastar muito.

11. Andorinha Vintage

Melhor Azeite com Sabor Marcante e Sem Amargor

Azeite Andorinha Vintage 500ml
44 Avaliações
Azeite Andorinha Vintage 500ml
  • Origem: Portugal
  • Volume: 500 mL
  • Acidez: 0,3%

O azeite extravirgem Vintage é um dos melhores produtos, proveniente de azeitonas colhidas no momento certo, em um estágio ideal de maturação.

O resultado disso é um azeite de altíssima qualidade, com notas bastante perceptíveis de maçãs e tomate.

Fruto de uma empresa que já acumula muitos anos de experiência na fabricação do azeite, este é um produto que conquistou uma série de premiações ao longo da sua existência.

12. Andorinha Vidro Extravirgem

Azeite Bom e Barato

Azeite Andorinha Vidro Extra Virgem 500ml
3,055 Avaliações
Azeite Andorinha Vidro Extra Virgem 500ml
  • Origem: Portugal
  • Volume: 500 mL
  • Acidez: 0,5%

Este azeite Andorinha é uma das principais escolhas dos consumidores que buscam um produto de qualidade e com preço acessível.

De sabor e aroma deliciosos, este é um azeite excelente para acompanhar alimentos como massas, pizzas e tantos outros pratos super especiais.

O vidro escurecido é excelente porque confere um pouco mais de durabilidade ao produto, que não sofre tanta interferência da luz.

Mesmo com a acidez em torno de 0,5%, esta ainda é uma das melhores alternativas existentes para quem busca um azeite para o dia a dia.

13. Borges Extra Virgin

Azeite de Oliva Versátil Marca Espanhola

Azeite Extra Virgem, 250 Mililitros
2,234 Avaliações
Azeite Extra Virgem, 250 Mililitros
  • Origem: Espanha
  • Volume: 250 mL
  • Acidez: 0,5%.

O azeite de oliva extravirgem Borges é mais uma opção da Espanha com altíssima qualidade.

Elaborado a partir de azeitonas de altíssima qualidade, este é um produto com sabor e aroma incríveis.

Suave, equilibrado e puro, este é um excelente produto para uso no dia a dia, seja para enfatizar o sabor dos alimentos e das receitas, quanto para contribuir com a saúde.

A embalagem de 250 mL é boa para quem não usa azeite em grandes quantidades.

Conclusão

Os melhores azeites são produtos que possuem características especiais, que os levam a ter sabor e aroma especiais.

Diante disso, é preciso ter bastante cuidado para não errar na hora da compra e acabar escolhendo um produto de baixa qualidade.

Mas se você leu este guia com atenção, com certeza vai saber como escolher um dos melhores azeites de oliva do mercado!

Deixe um comentário