Melhores Duchas

As melhores duchas do mercado atualmente são modelos eficientes e que te proporcionam um banho muito agradável.

Nos últimos anos surgiram muitos modelos, com características que visam agradar aos compradores.

A diferença entre os modelos está no design, ajuste de temperatura, maneira de instalar, presença de pressurizador, potência, entre outros.

Diante disso, é muito difícil escolher o modelo ideal. Para isso, além das suas preferências pessoais, é preciso estar atento às características da instalação do local.

Então, para te ajudar com esse processo de escolha, esse texto está cheio de informações importantes sobre os aspectos que você precisa observar para fazer uma boa compra.

E se depois de todas as informações você ainda precisar de mais uma forcinha, consulte a nossa lista de melhores duchas no momento.

Melhores Duchas de 2024

Westing ‎WT-CH01Westing ‎WT-CH01Melhor Ducha para PiscinaVer na Loja
Lorenzetti Lorenquadra Plus 7030 C16Lorenzetti Lorenquadra PlusMelhor Ducha de Teto QuadradaVer na Loja
Deca balance 1963.C.TETDeca 1963.C.TETMelhor Ducha de Teto RedondaVer na Loja
Lorenzetti Acqua DuoLorenzetti Acqua DuoMelhor Ducha e Chuveiro34% OFFVer na Loja
Deca Flex 1955Deca FlexMelhor Ducha de ParedeVer na Loja
Lorenzetti Flatt 7004 F16Lorenzetti Flatt CromadaDucha Boa e Barata33% OFFVer na Loja

Como escolher uma entre as melhores duchas do mercado

Tomar banho é um hábito diário para a maioria das pessoas, que ajuda a relaxar e deixar o corpo limpo.

No entanto, ter um momento agradável só é possível se você souber como escolher um produto adequado para as suas necessidades e, que esteja de acordo com a instalação da sua residência.

Mas quais são as principais especificações a se observar para fazer uma boa compra? Veja a seguir os pontos mais importantes.

Tipo de ducha

Quando se fala em ducha, engloba-se uma série de produtos diferentes. Essas podem ser as duchas para locais com aquecimento solar ou a gás, ou também os chuveiros elétricos que recebem esse nome.

Mas duchas também podem ser instaladas em áreas de lazer, como próximo a piscinas. Quanta diversidade, não é mesmo?

Justamente por isso, antes de começar a comparar os produtos, você deve determinar qual é o tipo de ducha que pretende adquirir.

A partir disso você pode direcionar as suas buscas, com base nas características que deseja. Veja quais são os principais tipos:

Duchas elétricas

As duchas elétricas são chamadas assim, mas elas são basicamente como os chuveiros elétricos comuns.

A vantagem desses produtos é que eles aquecem a água, não dependendo de nenhum outro item para isso.

No entanto, a instalação elétrica requer conhecimentos técnicos para evitar acidentes. Outra questão é a necessidade de uma resistência, que deve ser substituída sempre que queimar.

Ademais, o consumo de energia elétrica nesse caso é bastante elevado, sobretudo se você utilizar as temperaturas mais elevadas.

Duchas a gás ou energia solar

Hoje em dia as duchas para locais onde haja aquecimento solar ou a gás estão bastante populares, visto que esses tipos de energia vêm sendo cada vez mais usados.

Essas duchas são basicamente o equipamento externo, sendo livres de resistências ou componentes eletrônicos.

Em contrapartida, esse tipo de produto depende de um sistema de aquecimento complexo, seja a gás ou energia solar.

E vale considerar que a instalação desses sistemas em uma residência é algo que custa caro, ou seja, requer um investimento alto.

Mas nesse caso não há consumo de energia elétrica, o que promove uma grande economia a longo prazo.

Selo do Inmetro

Se você está em busca das melhores duchas elétricas, deve se atentar ao selo do Inmetro para conseguir fazer uma boa compra.

Nesse caso, o selo do Inmetro não indica exatamente a eficiência energética, diferentemente do que acontece para a maioria dos produtos elétricos.

Especificamente nas duchas, você vai encontrar a potência em watts do equipamento, sendo que a classificação é feita por meio de letras que vão de A a G.

A classificação A é dada aos produtos que possuem menos de 2400W, enquanto que G é atribuído para aqueles que contam com mais do que 7900W.

O mais comum é encontrar chuveiros e duchas que tenham entre 5400 e 7800W, ou seja, os itens com classificação D, E ou F.

Vale salientar ainda que a potência se relaciona diretamente com a capacidade de aquecimento dos diversos produtos.

Tenha em mente que chuveiros com potência mais elevada conseguem aquecer melhor a água, mas em compensação, consomem mais energia. Então, sempre leve isso em conta na hora de comprar.

Se você mora em uma região mais quente do país, não precisa de um chuveiro de potência elevada. No entanto, caso more em locais onde faça frio, prefira potências mais altas para ter água bem quente no inverno.

No Sul e no Sudeste, os chuveiros com mais de 6000W são mais recomendados.

Condições de instalação

Duchas e chuveiros são itens que requerem instalação. Por isso, devem ter características compatíveis com as da sua residência.

Sempre se atente se as instalações elétricas e hidráulicas da sua residência são adequadas para o produto que você pretende adquirir.

Tensão do equipamento

Uma das informações mais importantes a se observar ao adquirir duchas é a tensão. Isso porque elas podem ser 110 ou 220V. E há modelos que são comercializados em ambas versões.

Os equipamentos com 220V, podem ainda ser comercializados em duas potências distintas em alguns casos.

E você deve ter em mente que de maneira geral, os produtos 220V são mais potentes em relação aos modelos 110V.

É muito importante prestar atenção nessas características porque a instalação de uma ducha na tensão errada é algo muito perigoso e, que pode até provocar acidentes.

É valido dizer ainda que mesmo que as tomadas da sua residência sejam 110V, é possível que o seu chuveiro seja 220V.

Por isso, fique atento. E caso você tenha dúvida, é ideal chamar um eletricista para fazer a verificação.

Disjuntor e tipo de fiação

A tensão do equipamento não é a única informação técnica referente à instalação que você deve observar.

É preciso analisar também a bitola mínima da fiação elétrica, amperagem do disjuntor e a maior distância que a ducha pode ficar do disjuntor.

Geralmente essas informações são descritas no manual de instruções do produto. E fique atento a todas elas para não ter problemas com a instalação.

Se você não tiver conhecimento aprofundado ou prática na instalação de chuveiros, recomenda-se que você contrate um eletricista para fazer o serviço da maneira adequada e então evitar acidentes.

Caso decida fazer a instalação por conta própria, não se esqueça de averiguar essas características.

Pressão recomendada

Para chuveiros e duchas, a pressão da água é descrita em metros de coluna de água (m.c.a), sendo que cada unidade equivale a 1 metro de altura entre a caixa d’água e a ducha.

Sendo assim, caso a caixa d’água fique há dez metros de altura em relação ao chuveiro, a água chegará com pressão de 10 m.c.a.

Para escolher a ducha certa, você precisa conhecer as características de instalação na sua residência, observando a altura da caixa d’água.

Caso você adquira um produto incompatível, pode ser que ele não funcione ou se quebre. No caso de casas térreas, pode acontecer de precisar fazer modificações para aumentar a pressão.

No que diz respeito ao próprio chuveiro ou ducha, você deve buscar pelas pressões mínima e máxima recomendadas no manual do produto. A maioria tem valores que variam entre 1 e 40 m.c.a.

Tamanho do espalhador

A pressão da água é uma das principais características que influenciam em um banho mais confortável. E algumas questões influenciam nisso.

O tamanho do espalhador pode fazer toda a diferença na hora de te proporcionar um banho com mais ou menos pressão, além da indicação em m.c.a.

Se a pressão da água na sua casa for baixa, você pode escolher um item com espalhador menor, para que o jato de água seja liberado com mais pressão. Nesse caso, os que possuem menos do que 13 centímetros são mais indicados.

Muitas vezes, em apartamentos a pressão já é bem alta e, nesse caso você pode optar por um produto com espalhador maior, que equilibre a saída de água.

Chuveiros com espalhadores maiores são bons porque cobrem o corpo todo. Mas, em contrapartida, o consumo de água é mais elevado, impactando no seu bolso e no meio ambiente.

Pressurizador para aumentar a pressão

Se na sua residência a pressão da água é naturalmente baixa, é recomendado que você adquira um chuveiro com pressurizador. Esse item funciona basicamente como uma bomba, que eleva a pressão de saída da água.

Além disso, alguns aparelhos da Lorenzetti, contam com tecnologia Press Plus, que eleva a pressão da água sem a necessidade de utilizar um pressurizador.

Material

Ao escolher uma entre as melhores duchas, você deve se atentar ao material de fabricação, pois isso influencia na beleza do produto, mas também na resistência do mesmo.

Atualmente, existem muitos modelos elétricos que são fabricados em materiais plásticos, que podem receber tinturas especiais, inclusive metálica em alguns casos. Isso dá um visual mais requintado ao item.

No entanto, existem também as duchas de metal, podendo ser de aço, cobre ou outros materiais semelhantes.

As duchas metálicas são mais resistentes e duráveis em relação às de plástico. Além disso, no caso de instalações a gás ou aquecimento solar, elas são mais indicadas porque resistem a temperaturas bem elevadas.

Articulação

Se você começar a comparar os modelos de ducha, você vai perceber que existem aquelas que são fixas e, também as que são articuladas e móveis.

A vantagem desses modelos que se mexem é o fato de eles serem adaptáveis. Você pode movimentar o aparelho conforme as suas necessidades e a área do corpo que você deseja lavar.

Geralmente esses modelos são mais caros, mas algumas vezes vale a pena investir mais em itens que deixem o seu dia a dia mais prático.

Design

Pode parecer que essa seja uma característica secundária, mas para muita gente o design é muito importante.

Existem duchas de vários modelos, desde os mais simples até os mais sofisticados. Algumas são fabricadas em plástico, enquanto as mais requintadas costumam ser de inox.

Além disso, existem modelos redondos, quadrados, grandes e pequenos. Isso pode fazer toda a diferença na sensação durante o banho e também na beleza do seu banheiro.

Sendo assim, você pode optar por um modelo que além de prático, ainda deixe o seu banheiro mais moderno e elegante.

Temperatura da água

No caso de você escolher um entre os modelos de duchas elétricas, deve observar o número de temperaturas que o modelo oferece.

A maioria possui três opções de água quente: morno, quente e super quente. Mas isso pode variar conforme o modelo.

Se na região onde você mora fizer frio, não abra mão de um modelo de chuveiro que tenha a opção super quente.

Tipos de jatos

A maioria das duchas oferece apenas duas opções, sendo o jato maior ou de parede e o chuveirinho adicional, que acompanha mangueira.

No entanto, existem modelos que proporcionam apenas a opção de parede, enquanto há outros que te permitem escolher entre vários tipos de jatos diferentes.

Então, se você não abre mão de um banho confortável e que se adeque às suas necessidades, escolha um modelo que tenha vários tipos de jatos.

Conheça as melhores duchas para o seu banho

Nos primeiros tópicos você viu que as duchas não são todas iguais e que é necessário observar algumas características importantes.

Adquirir um produto adequado para o seu perfil e, que seja compatível com a instalação da sua residência é algo essencial.

Se mesmo com todas as dicas anteriores você ainda tiver dúvidas, veja a seguir quais são as melhores duchas para o seu banho atualmente.

1. Westing ‎WT-CH01

Melhor Ducha para Piscina

Ducha Chuveiro Quadrado Slim 20x20 com braço solar e gás - Westing

  • Conexão: ½” Polegada
  • Pressão Máxima: 20 m.c.a
  • Dimensões: 20 x 20 cm

Se você busca uma ducha de qualidade com um espalhador ultra fino, essa é uma ótima escolha. Com altíssima tecnologia, este produto te proporciona um banho relaxante e agradável.

O design slim também é muito bonito e sofisticado, contribuindo para a composição do ambiente.

A liga metálica com zinco, proporciona uma qualidade e durabilidade bem maiores ao seu chuveiro em relação aos produtos de plástico.

Ademais, ela conta com acabamento em cromo, que proporciona ainda mais resistência e deixa o produto com um aspecto muito mais elegante.

A articulação te permite inclinar o item da maneira que preferir, para que a sua experiência durante o banho seja ainda mais agradável.

Os dutos de saída de água fabricados em silicone evitam entupimentos e facilitam a limpeza. Para contribuir ainda mais com isso, este chuveiro possui filtro que impede a passagem de resíduos que possam obstruir as saídas.

2. Lorenzetti Lorenquadra Plus 7030 C16

Melhor Ducha de Teto Quadrada

Ducha Lorenquadra Plus de Teto 7030 C16, Lorenzetti, 7048396, Cromado

  • Material: metal, elastômeros e plástico de engenharia
  • Pressão de Funcionamento: 10 a 400 kPa (1 a 40 m.c.a)
  • Temperatura Máxima da Água: 70 °C

A Ducha Lorenquadra Plus faz parte de uma linha de produtos com design moderno da Lorenzetti. A opção de cano para teto deixa este produto ainda mais especial e o seu banheiro sofisticado.

O espalhador grande te proporciona um banho muito mais agradável, com cobertura perfeita de todo o seu corpo.

Fabricado em metal este é um produto muito resistente e durável. O revestimento cromado traz ainda mais resistência e sofisticação.

Os bicos do espalhador são em alto-relevo, o que permite uma limpeza mais simples, evitando entupimentos.

3. Deca Balance 1963.C.TET

Melhor Ducha de Teto Redonda

Chuveiro com Tubo de Teto 5 Jatos Balance, Deca 1963.C.TET, Cromado

  • Material: Liga de cobre (bronze e latão), plásticos de engenharia e elastômeros
  • Cor: Cromado
  • 5 tipos de jatos: nebulizador, massageador, tradicional, combinação tradicional + nebulizador e combinação tradicional + massageador

Esta ducha redonda de teto é um produto excelente para quem busca por sofisticação, elegância, durabilidade e eficiência.

O sistema de injeção de ar ainda proporciona uma grande economia de água, permitindo que você tenha um banho confortável, com alta pressão, sem prejudicar o meio ambiente.

Este chuveiro conta ainda com cinco tipos diferentes de jatos, o que te dá ainda mais possibilidades, permitindo que adeque o banho às suas preferências e necessidades.

O design elegante e moderno desta ducha deixa o seu banheiro ainda mais elegante e moderno. O acabamento cromado ajuda a proteger o produto, mas também contribui para a beleza por dar uma aparência brilhante.

4. Lorenzetti Acqua Duo

Melhor Ducha e Chuveiro

Chuveiro Elétrico 7800w 220v Acqua Duo Ultra

  • Potência: 7800W (220 V)
  • Elevação máx. da temperatura: 36,8°C (220 V)
  • Pressão recomendada (min. e máx.): 1 – 40 m.c.a

A Lorenzetti Acqua Duo é uma das melhores duchas do mercado, que te dá a possibilidade de utilizá-la também como um chuveiro convencional.

No modo ducha, o jato fica mais concentrado e forte, enquanto no modo chuveiro você pode usufruir de um banho delicioso e mais suave, com uma área maior de cobertura.

Este é um produto que pode te proporcionar um ótimo conforto térmico, pois consegue elevar a temperatura em até 36,8 °C na opção 220V.

A tecnologia Press Plus permite uma saída de água em alta pressão, mesmo em locais de pouca pressão e, sem a necessidade de se utilizar um pressurizador.

5. Deca Flex 1955

Melhor Ducha de Parede

Ducha de Parede Redonda em Metal Deca Flex Cromado

  • Material: liga De Cobre (Bronze e Latão) e Plásticos De Engenharia
  • Pressão de Funcionamento: 20 a 400 kPa (2 a 40 m.c.a)
  • Conexão de Entrada: ½” polegada

A Deca Flex é uma ducha de ótima qualidade, ideal para quem busca um produto eficiente para instalação na parede.

Com este modelo você deixa o seu banheiro sofisticado e muito prático, sem deixar de lado a economia.

O jato uniforme e concentrado te proporciona um banho agradável e extremamente relaxante. Apesar disso o restritor de vazão gera uma economia de água de até 40% em relação aos produtos comuns.

Os crivos em alto-relevo são fáceis de limpar, evitando que o jato seja prejudicado por causa de entupimento.

6. Lorenzetti Flatt 7004 F16

Ducha Boa e Barata

Ducha Flatt Quadrada Cromada 7004 F16, LORENZETTI, 7140050, Cromado

  • Conexão de entrada: ½” polegada
  • Pressão máxima: 400 kPa (40 m.c.a)
  • Vazão: 8 litros por minuto

Instalar uma ducha eficiente e de qualidade no seu banheiro não precisa ser caro e nem complicado.

Este produto Lorenzetti possui um espalhador articulado para direcionamento do jato de água conforme a sua necessidade, proporcionando o máximo conforto durante o banho.

A rede de contenção de resíduos presente no espalhador ajuda a evitar que partículas maiores de sujeira provoquem o entupimento das saídas de água.

O produto é fabricado em plástico de engenharia e conta com acabamento cromado, que contribui com o design, além de proteger a ducha de corrosões.

O redutor de vazão integrado ajuda a economizar água em até 70%. Isso faz deste um ótimo produto para ser usado em locais com aquecimento solar ou a gás, onde a água demora para aquecer.

Conclusão

Neste artigo você viu o quanto as duchas podem ser diversificadas e, como é difícil escolher o modelo ideal, não é mesmo?

Então, agora que você já sabe tudo sobre esses produtos, está pronto para escolher a mais adequada entre as melhores duchas da nossa lista de sugestões.

Deixe um comentário